Uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) apreendeu quase uma tonelada de maconha, na manhã desta quarta-feira, na BR-050, próximo a Divinópolis. De acordo com dados da inteligência, a droga tinha como destino Contagem e seria comercializada durante o carnaval, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Leia Mais
Arsenal de guerra: PRF mineira realiza maior apreensão de armas de sua história'Uma das maiores apreensões da história', diz delegado sobre apreensão de meia tonelada de explosivosApreensão de drogas nas estradas de Minas mais que dobra em relação a 2018Hacker clonava dados de clientes para dar golpes em MinasPolícia prende em Minas 20 suspeitos de envolvimento com tráfico de drogasPara retirar a droga, foi necessário chamar os bombeiros, uma vez que havia gás no interior do tanque do caminhão.
ABORDAGEM
De acordo com as forças do Ficco, o transporte da droga foi denunciado anonimamente há cerca de duas semanas e as diligências para encontrar a mercadoria começaram 24 horas antes da apreensão. Ao todo, o denunciante teria repassado seis localidades em que os policiais poderiam encontrar a droga.
A denúncia teria sido feita diretamente ao serviço da Polícia Federal, que informou a Polícia Civil de Minas Gerais e, posteriormente, a Polícia Militar, para o cumprimento da operação.
Desde o início, os policiais seguiram as pistas dadas pelo denunciante, que identificou um ponto em Contagem. Não encontrando nada no local, os agentes seguiram pela MG-050 e ainda passaram em outros quatro pontos antes de encontrar os traficantes em um posto de gasolina, em Divinópolis.
De acordo com o tenente Télis, do 18º Batalhão da Polícia Militar, no momento em que os policiais chegaram ao local, os bandidos estavam fora dos veículos. “Quando eles viram a gente, eles tentaram entrar nos veículos, mas não conseguiram. Tentaram empurrar os policiais para conseguir fugir, mas sem sucesso.”
De acordo com o tenente, nenhum dos traficantes estava armado. Todos foram presos.
O delegado da Polícia Civil, Murillo Ribeiro de Lima, reforçou a importância do Ficco. “ A operação é importante para mostrar que o combate ao crime de drogas só funciona com a integração das forças de segurança”, afirmou.
O Ficco é composto pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Penal do estado de nacional e Polícia Rodoviária Federal.
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie