Uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) apreendeu quase uma tonelada de maconha, na manhã desta quarta-feira, na BR-050, próximo a Divinópolis. De acordo com dados da inteligência, a droga tinha como destino Contagem e seria comercializada durante o carnaval, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A mercadoria ilícita estava dispersa ao longo de compartimentos para transporte de produtos petroquímicos dentro de um caminhão-tanque preparado para transportar óleo vegetal. O caminhão seguia dois homens que faziam a função de batedor dentro de um Chevrolet Vectra. Eles eram responsáveis por avisar o motorista do caminhão sobre qualquer movimentação de policiais na rodovia. Tanto o caminhão quanto o Vectra foram emplacados no Mato Grosso do Sul.
Para retirar a droga, foi necessário chamar os bombeiros, uma vez que havia gás no interior do tanque do caminhão.
ABORDAGEM
De acordo com as forças do Ficco, o transporte da droga foi denunciado anonimamente há cerca de duas semanas e as diligências para encontrar a mercadoria começaram 24 horas antes da apreensão. Ao todo, o denunciante teria repassado seis localidades em que os policiais poderiam encontrar a droga.
A denúncia teria sido feita diretamente ao serviço da Polícia Federal, que informou a Polícia Civil de Minas Gerais e, posteriormente, a Polícia Militar, para o cumprimento da operação.
Desde o início, os policiais seguiram as pistas dadas pelo denunciante, que identificou um ponto em Contagem. Não encontrando nada no local, os agentes seguiram pela MG-050 e ainda passaram em outros quatro pontos antes de encontrar os traficantes em um posto de gasolina, em Divinópolis.
De acordo com o tenente Télis, do 18º Batalhão da Polícia Militar, no momento em que os policiais chegaram ao local, os bandidos estavam fora dos veículos. “Quando eles viram a gente, eles tentaram entrar nos veículos, mas não conseguiram. Tentaram empurrar os policiais para conseguir fugir, mas sem sucesso.”
De acordo com o tenente, nenhum dos traficantes estava armado. Todos foram presos.
O delegado da Polícia Civil, Murillo Ribeiro de Lima, reforçou a importância do Ficco. “ A operação é importante para mostrar que o combate ao crime de drogas só funciona com a integração das forças de segurança”, afirmou.
O Ficco é composto pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Penal do estado de nacional e Polícia Rodoviária Federal.
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie