Diversão e falta de cuidado com a saúde não combinam. Com essa máxima, foi iniciada em Montes Claros, no Norte de Minas, uma campanha para que as pessoas possam curtir o carnaval sem se colocarem em risco frente a infecções sexualmente tramissíveis (ISTs/HIV/Aids). A campanha é realizada pelo Movimento LGBT dos Gerais – MGG, de Montes Claros.
Leia Mais
Carnaval de BH terá central de monitoramento de crimes 24 horasBH terá exames gratuitos para câncer de pele e DSTs no sábado Caso suspeito de coronavírus em BH provoca confusão de números por Ministério da SaúdeONG ajuda famílias carentes durante pandemiaCarnaval passado: 70% dos acidentes de trânsito com vítima resultaram em mortes ou invalidezCandinho destaca que uma razões que levaram o MMG a reforçar a campanha preventiva no carnaval é que, no início deste ano, foi verificado em Montes Claros um aumento significativo das ISTs, sobretudo, da sífilis. “Às vezes, as pessoas caem na diversão e se descuidam, esquecendo da proteção. Queremos que todo mundo possa aproveitar o carnaval, mas de forma segura”, afirma o presidente do Movimento LGBT dos Gerais.
Nesta sexta-feira à noite, a entidade promoverá uma “blitz educativa”, com a distribuição gratuita de preservativos e material informativo na Avenida Dulce Sarmento, no Bairro São João, e outros pontos da cidade. No sábado, a partir das 14h, a campanha será realizada na rodoviária de Montes Claros, tendo como alvo pessoas que vão curtir a folia em outras cidades.
Conforme José Candido Filho, durante o carnaval o MGG fará distribuição gratuita de preservativos e de material informativo junto aos foliões em todos os locais de concentração de blocos da cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, o carnaval de Montes Claros contará com a participação de 15 agremiações, que vão se apresentar em diferentes pontos do município.
O dirigente do MMG lembra ainda que na campanha preventiva a entidade conta com o apoio do Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CRDI), de Montes Claros.