A Defesa Civil prevê que o tempo ficará instável nos próximos cinco dias com risco de tempestades severas, principalmente entre o sábado e domingo de carnaval. Há possibilidade de rajadas de vento superiores a 55km/h na capital. De acordo com o orgão, o período da folia poderá ter tempestades com volume superior a 100mm.
A recomendação do órgão é de que os foliões redobrem a atenção. Evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos estão entre as orientações divulgadas pela Defesa Civil.
O órgão também havia emitido alerta nesta quinta-feira (20) para a possibilidade de chuva de granizo na capital. Pancadas de chuva (até 20mm) com raios e rajadas de vento em torno de 40km/h também estão previstas até as 8h de sexta-feira (21).
12h19 - O tempo ficará instável no período do carnaval e há risco de tempestades severas, em especial entre sábado (22) e domingo (23), com rajadas de vento superiores a 55 km/h. O volume estimado poderá superar 100 mm. Fonte: Defesa Civil de BH#bh #belohorizonte #defesacivilbh pic.twitter.com/2CAvbshJhw
%u2014 Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) February 20, 2020
Recomendações
ANTES DE CHUVAS:
Consulte sempre os alertas meteorológicos da Defesa Civil de Belo Horizonte pelo Facebook, Twitter, Instagram ou pelo canal público do aplicativo Telegram pelo endereço: @defesacivilbh.
Receba também os alertas preventivos através de SMS. Envie uma mensagem de texto para o número 40199 informando seu CEP de sua rua. O serviço é grátis!
DURANTE A FOLIA DE CARNAVAL:
Não lance serpentinas metálicas, sinalizadores, confetes, líquidos e sprays na rede elétrica. Há risco de choque!
Se estiver em um grupo de pessoas, evite confusões que possam levar ao pânico.
Conheça a estrutura do evento: se existem locais de concentração e dispersão, rotas de deslocamento para serviços de emergência, postos médicos, policiais e de apoio.
Mantenha uma distância de segurança em relação aos trios elétricos e veículos de som.
Não permaneça próximo de muretas, muros, guarda-corpos, contenções baixas que ofereçam riscos de quedas.
O uso de álcool e substâncias entorpecentes potencializam riscos sérios de desastres.
QUEM PODE AJUDAR:
Emergências e salvamentos - 193 (Corpo de Bombeiros)
Vistorias em locais de riscos - 199 (Defesa Civil)
Socorros de emergência - 192 (Samu)
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz