Enquanto os blocos de carnaval de Belo Horizonte enfrentam um impasse que pode inviabilizar os cortejos deste ano, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG) decidiram emprestar seus carros de som para garantir alguns desfiles. Cada uma cederá um carro. Até a noite desta quinta-feira (20), 10 blocos já haviam manifestado interesse em usar os veículos. As condições do empréstimo serão discutidas em reunião agendada para às 9h30 desta sexta-feira, na sede da CUT em BH.
Leia Mais
Blocos e governo estadual não chegam a acordo e carnaval segue ameaçadoRepresentantes de blocos se reúnem com governo estadual para tentar liberar trios Carnaval passado: 70% dos acidentes de trânsito com vítima resultaram em mortes ou invalidez Juventude Bronzeada cancela cortejo no carnaval de BHCarnaval BH: Justiça nega pela segunda vez pedido de liberação de trios elétricos'Queremos evitar uma tragédia', afirma Zema sobre impasses dos trios elétricos em BHSe dirigir, não beba: ação na Praça Sete orienta população para o carnavalRoda de Timbau denuncia ação de PM em cortejo na Rua SapucaíCarnaval de BH ameaçado: sem avançar com Detran, blocos tentam mandado de segurançaCaminhão desgovernado bate em carro e atinge pedestres em ponto de ônibus de Juiz de ForaPM encontra plantação com mais de 500 pés de maconha em MinasA poucos dias da festa, as autoridades de segurança de Minas Gerais concluíram que 50% dos trios elétricos que atendem aos blocos de rua de BH estão irregulares, pois apresentaram somente a Autorização de Tráfego para Veículos Especiais (ATVE), concedida pela Empresa de Transportes e Trânsito de BH (BHTrans).
O Detran exige outro documento para a liberação dos veículos: um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) específico para a função de carro de som a automóveis adaptados. Caso os blocos ignorem a proibição e decidam utilizar os carros nos desfiles, a Polícia Militar garante que os veículos serão retidos e rebocados 30 minutos antes de os blocos saírem, quando ocorre a fiscalização.
Veja abaixo os blocos que devem participar da reunião:
Alcova Libertina
Bloco Daquele Jeito
Blocos dos Valetes
Bloco Emoções
Bloco Pescoção
Bloco Sergipano
Esperando o Metrô do Barreiro
Românticos São Loucos
Filhas de Clara
Fita Amarela