Durante os quatro dias de folia em Belo Horizonte, de todas as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, 73% foram atendimentos relacionados ao consumo de álcool ou outras substâncias.
“A maioria das ocorrências foram casos corriqueiros. O que nos assustou foi o consumo excessivo de álcool, principalmente em pessoas entre 16 e 25 anos”, explica o capitão Fellipe Augusto Maciel.
Ao longo de todo o período carnavalesco, os bombeiros – com o reforço no número de efetivo e viaturas – desenvolveram atividades de prevenção e combate a incêndio e pânico em blocos e eventos de carnaval.
A corporação destaca a preparação e alinhamento com órgãos públicos e organizadores de blocos em relação aos cortejos carnavalescos.
“O sucesso do carnaval se deve ao planejamento e prevenção. Temos uma instrução específica para tratar dos blocos de carnaval. Por ser uma manifestação popular, é muito difícil a gente mensurar os itens de segurança, mas de forma antecipada fizemos reuniões com os organizadores e deu tudo certo”, disse o bombeiro.
Neste ano, o Corpo de Bombeiros criou o Batalhão Carnaval, com mais de 700 empenhos de militares, que atuou de forma intensa em Belo Horizonte, onde se concentrou o maior público do estado.
No interior de Minas Gerais, mais de 3.400 bombeiros militares foram mantidos em pontos-base estrategicamente posicionados em balneários, cachoeiras e locais de concentração de banhistas, rodovias e locais de concentração de público, agindo de forma preventiva e reduzindo o tempo resposta em lugares de maior probabilidade de ocorrências de afogamentos, acidentes de trânsito e incêndio e pânico.
Atendimentos no carnaval
Dados referentes ao prazo de 21 a 25 de fevereiro:
Prevenção
Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Corpo de Bombeiros fez aproximadamente 100 vistorias em blocos de carnaval.
Ocorrências
O Corpo de Bombeiros atendeu um total de 3.921 ocorrências em todo estado. As principais ocorrências foram de atendimento pré-hospitalar (APH), em destaque para o uso excessivo de álcool, busca e salvamento e acidentes de trânsito.
Afogamentos
O número de ocorrências de afogamento e princípio de afogamento reduziu no estado. Em 2020, foram registradas 6 ocorrências dessas naturezas, já, em 2019, foram registradas 10 ocorrências.
(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais)
(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais)