Deu entrada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), no Triângulo Mineiro, um paciente com sintomas do novo coronavírus. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a pessoa com os sinais está isolada no HC-UFU, que não deu detalhes sobre o perfil do cidadão.
Leia Mais
Novo coronavírus: Montes Claros investiga caso suspeito de estudante que veio da ItáliaCasos suspeitos de coronavírus são identificados em Varginha; SES ainda não contabilizaMinas lista seis hospitais para tratar casos suspeitos de coronavírusForça-tarefa define ações preventivas contra avanço do coronavirus em MinasSecretaria de Saúde espera aumento de casos suspeitos de coronavírus em Minas nas próximas semanas
Contudo, Montes Claros, no Norte de Minas, e Varginha, no Sul do estado, também investigam casos, conforme apurado pelo Estado de Minas. Na primeira cidade, trata-se de um estudante de medicina que estava em São Paulo.
Já no segundo município, as três pessoas são da mesma família e também retornaram da Itália com sintomas da doença. Elas estão internadas no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre.
Quanto aos dois de BH, a Saúde estadual informou que se tratam de duas mulheres que passaram por diversos países asiáticos neste ano.
A primeira suspeita paira sobre uma mulher, de 57 anos, que apresentou os sintomas no último sábado (22). Ela viajou para Dubai em 25 de janeiro e passou pela Tailândia, Vietnã e Camboja, chegando ao Brasil em 17 de fevereiro. Dois dias depois, 19/02, seguiu para BH.
A outra suspeição foi notificada à Saúde estadual na terça-feira. A mulher, de 25 anos, mora em Belo Horizonte, e apresentou os sintomas no sábado (22). Ela viajou, no último dia 4, para a Tailândia e passou por Vietnã e Singapura. Também fez conexão nos aeroportos de Abu Dabi e de Madrid, retornando ao Brasil na última segunda-feira (24).
Apesar dos dois casos suspeitos terem história de viagem à Tailândia e Vietnã, eles, segundo a pasta, “não possuem vínculo epidemiológico”.
Antes delas, a Saúde estadual descartou dois casos do novo coronavírus em Minas Gerais, ambos em BH.
Brasil
O Brasil registrou, nesta quarta-feira (26), o primeiro caso confirmado da infecção pelo Covid-2019, a doença causada pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem de 61 anos, residente no estado de São Paulo, que viajou para a Itália e apresentou febre, tosse, dor de garganta e coriza.
Até o momento, outros 20 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde, conforme informações repassadas pelas secretarias de saúde de todo o país, distribuídos da seguinte forma: Espírito Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), São Paulo (11), Santa Catarina (2), Paraíba (1) e Pernambuco (1).
Outros 59 casos foram descartados no Brasil.
Com informações de Felipe Quintella*, estagiário sob supervisão do editor Renato Scapolatempore, e Luiz Ribeiro