O tempo amanheceu chuvoso em Belo Horizonte nesta sexta-feira (28). Desde a madrugada, a Defesa Civil da cidade registrou pancadas de chuva em todas as regiões da capital.
Leia Mais
Barranco atinge casa e deixa quatro feridos no Bairro Nova CintraBombeiros transformam experiência em tragédias de Minas em lições para o mundoRisco de temporais em MG a partir deste sábado mobiliza até órgãos federaisSudeste do país está sob alerta para tempestades nos próximos diasPara evitar inundações, Cemig abre comportas da Usina de Três MariasChuva forte causa deslizamento, alagamentos e deixa desabrigados em MuriaéSegundo o órgão, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva fortes raios e rajadas de vento. A temperatura mínima registrada nesta manhã foi de 18°C, e a máxima estimada é de 24°C.
Aparentemente o guarda-chuva é um item que não vai voltar para o armário tão cedo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, os temporais não pretendem dar trégua no final de semana.
A previsão é de pancada de chuvas e trovoadas ao menos até segunda-feira (2). No sábado (29), a mínima deve ser de 17°C e a máxima pode chegar aos 25°C. Já no domingo (1), pouca coisa muda, mínima de 18°C e máxima também de 25°C.
Recomendações durante a chuva, segundo a Defesa Civil:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Alerta de Risco Geológico:
As novas chuvas potencializam o encharcamento do solo e aumentam o risco geológico na capital. De acordo com a Defesa Civil, o risco de quedas de muro, deslizamentos e desabamentos persiste até a próxima terça-feira (3), por este motivo, moradores devem redobrar a atenção durante o período. Confira as dicas do órgão:
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.
Sinais de que deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais