O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais divulgou, nesta sexta-feira, um informativo que esclarece um falso áudio divulgado pelas redes sociais sobre a disseminação do Covid-19 (coronavírus) em Minas Gerais.
Leia Mais
Viçosa e Alfenas comunicam casos suspeitos de coronavírusMais de 20 vacinas para coronavírus estão sendo desenvolvidas no mundo, diz OMSOMS eleva risco global do coronavírus a 'muito alto', mas ainda não vê pandemiaRisco de epidemia cruzada de coronavírus e dengue impõe pressão extra à saúde públicaMinas registra 17 casos suspeitos de Coronavírus; Brasil contabiliza 182 Casal rouba celular de mulher desmaiada em Confins; veja vídeoPolícia recupera dois caminhões roubados em Nova Ponte, no Alto ParanaíbaNo áudio, um homem diz ainda que os bombeiros estariam de plantão para construir um hospital. A Secretaria de Estado de Saúde reforça que não existe, no momento, nenhum tipo de acionamento do Corpo de Bombeiros para apoiar questões relacionadas ao coronavírus.
Todas as informações sobre os casos suspeitos no estado e orientações são diariamente atualizadas pela Secretaria.
“O Corpo de Bombeiros Militar repudia a veiculação de fake news ou de informações que causem um falso alarde na população”, disse o tenente Pedro Aihara, porta-voz da corporação.
Mitos da doença
Não há nenhuma evidência científica que comprove a dificuldade ou facilidade de o coronavírus se reproduzir em países de clima tropical, com temperaturas acima dos 25°C. A informação é do presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estêvão Urbano.
Depois da confirmação de um caso da doença, em São Paulo, circularam mensagens nas redes sociais dizendo que o vírus não conseguiria se alastrar no Brasil, por causa das temperaturas mais quentes. Saiba o que é mito e fato na propagação da doença.