A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais acompanha 48 casos suspeitos de infecção pelo COVID-19, o novo coronavírus, no estado. No último levantamento do Ministério da Saúde, eram 17 casos. Segundo o informe epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (2) pela pasta estadual, já foram descartadas quatro suspeitas, totalizando 52 notificações de contaminação. Até o momento, nenhum caso foi confirmado em Minas. A cidade que mais contabiliza casos suspeitos é Belo Horizonte, com 19. Varginha e Contagem têm quatro cada. Já Uberlândia e Divinópolis contam com três casos cada.
Leia Mais
Casos suspeitos de coronavírus no Brasil sobem 71% e chegam a 433; veja números por estadoGenoma do 2º caso de coronavírus do Brasil é diferente do 1º, apontam cientistasSaúde: Fundação Oswaldo Cruz está produzindo 30 mil testes para o coronavírusIgreja evangélica promete 'imunização' contra coronavírus e pode ser enquadrada por 'charlatanismo'Casos investigados de coronavírus sobem de 19 para 48 em Belo Horizonte Verão em BH deve continuar com cara de inverno nos próximos diasChuva constante faz subir risco de dengue. PBH facilita a entrada forçada em imóveisAinda de acordo com a Secretaria de Saúde de Minas, 81% dos casos suspeitos apresentam histórico de viagem para países com circulação do novo coronavírus, como Itália, França, Inglaterra e Portugal. Os 19% restantes não possuem histórico de viagem, mas têm contato com casos suspeitos. A idade dos pacientes varia entre um e 67 anos. Dos 48, a maior parte (56,2%) é do sexo feminino. Febre, tosse e dor de garganta foram os sintomas mais comuns que os pacientes manifestaram. Já 40% do grupo precisou ser internado pós-atendimento.
Entre 22 de janeiro e 28 de fevereiro, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Minas Gerais registrou 93 rumores de infecção pelo novo coronavírus. Desse número, 41 não atendiam os critérios para configurar casos suspeitos e foram excluídos.
Entre os quatro casos descartados pela Secretaria, três são do sexo feminino. Com o resultado negativo para o COVID-19, foram identificados os vírus Influenza A H1N1, Influenza B e Picornavírus. Todos os pacientes apresentaram febre e dor de garganta. Dois casos tem histórico de viagem à cidade de Wuhan, na China. Um paciente informou viagem para Dubai, Tailândia, Vietnã e Camboja e o outro para a Itália, França e Portugal.
Estagiário sob supervisão da redação do Estado de Minas