Jornal Estado de Minas

Coronavírus: detento que mora na Itália está em observação em hospital de BH



Um detento de 40 anos está em observação sob escolta no Hospital Eduardo de Menezes, no Barreiro, em Belo Horizonte. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas (Sejusp), ele mora na Itália e foi levado à unidade preventivamente por conta do surto de coronavírus. 



Por meio do Departamento Penitenciário (Depen MG), a Secretaria informou que o equatoriano Rubem Dario Arteaga Bustamante foi preso no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH, em 28 de fevereiro. Na ocasião, ele foi detido pela Polícia Federal (PF) ao tentar embarcar com cocaína para a Itália, onde mora, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

“De acordo com a direção da unidade, o detento não apresenta quadro sintomático de coronavírus, mas foi encaminhado para exames ao Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, na segunda-feira (2.3), onde continua em observação sob escolta do sistema prisional”, informou a Sejusp, por meio de nota enviada nesta quarta-feira. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Belo Horizonte já contabiliza 48 pessoas que podem estar infectadas. No balanço disponível anteriormente, esse total era de 19.

Os números da prefeitura divergem dos que constam do mais recente boletim da Secretaria de Estado da Saúde, também divulgado ontem. A pasta estadual contabiliza 58 casos suspeitos de infecção humana pelo COVID-19, dos quais 27 na capital.