O movimento nas unidades do Tribunal Regional Eleitoral de Belo Horizonte está atípico nesta sexta-feira (6). É que o prazo para o recadastramento biométrico de eleitores de 62 municípios mineiros termina hoje, o que por si só, aumenta a procura nos cartórios eleitorais da capital. Em BH, no entanto, o recadastramento ainda não é obrigatório, mas muitos belo-horizontinos, confusos com o prazo, compareceram ao local.
Leia Mais
Monitor das Secas mostra o efeito da chuvarada sobre áreas mais áridas de MGPlacas revelam águas escondidas em BH e por que riacho oculto causa transtornoONGs sofrem com falta de doações durante a pandemia. Veja como ajudarCom portas fechadas, instituto de protestos oferece serviços on-lineHomens são presos por tráfico de drogas dentro de estacionamento de shoppingOperação do Gaeco mira esquema de caça-níqueis; policiais são presosO vendedor Cleyton Soares, de 37 anos, que veio em busca de esclarecimentos, resolveu ficar. “Vim me informar se Belo Horizonte também seria o último dia. Agora a pouco, fui informado aqui na fila e descobri que o prazo vai até 6 de maio, e também não é obrigatório, mas, como estou de férias, vou aproveitar e resolver tudo de uma vez”.
A gerente de produção Fernanda Possas, de 33 anos, também resolveu comparecer ao TRE por acreditar que o prazo para o recadastramento em BH terminaria hoje. Ao contrário de Cleyton, o atendimento de Fernanda, que chegou ao local às 8h30, foi bem rápido e demorou menos de 30 minutos. Ela agendou o serviço com antecedência e não precisou pegar fila. “Chegando aqui que eu descobri que não era obrigatório. Como já estava aqui, aproveitei e fiz, já resolvi tudo”, explicou.
De acordo com funcionários do TRE, o recadastramento biométrico de outros municípios já pode ser realizado, mas ainda não existe um prazo definido para o comparecimento do eleitor. Nas 62 cidades (listadas aqui pelo TRE), onde o recadastramento é obrigatório, eleitores que ainda não coletaram os dados biométricos terão o título cancelado se não procurarem a Justiça Eleitoral. Nesse caso, eles ficarão impedidos de votar em qualquer eleição oficial até regularizarem a situação. Na lista constam municípios como Governador Valadares, Ibirité, Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Sete Lagoas, Vespasiano.
Segundo informações divulgadas no site do TRE, a data limite para alistamento eleitoral, atualização de cadastro, transferência de município, transferência de seção, acesso e regularização de pendências como título cancelado ou não votação em eleições passadas vai até 6 de maio.
Para fazer o cadastramento biométrico ou buscar outros serviços da Justiça Eleitoral, é necessário que o eleitor leve documento de identificação oficial e comprovante de endereço. Quem já tiver o título pode levá-lo, para facilitar o procedimento. A carteira de trabalho não está sendo aceita para qualquer operação.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira