Um idoso de 81 anos morreu durante a travessia do Rio São Francisco em Pirapora, no Norte de Minas Gerais. Segundo familiares, ele pegou um barco para ir até o banco do município sacar a aposentadoria quando desapareceu nas águas, que estavam 4 metros acima do nível normal por causa da chuva. O corpo só foi localizado neste sábado. Conforme o último boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, ele é a 73ª pessoa que morre em virtude do período chuvoso.
Leia Mais
Defesa Civil alerta para chuvas com trovoadas na tarde de sábado em BHMoradores do Ribeiro de Abreu estão com medo de serem as próximas vítimas da chuvaCom 56 mortes em todo o período chuvoso, Minas busca ajuda para mais de 100 cidadesLancha de empresário explode, deixando 12 feridos e um desaparecido em CanápolisIncêndio em tanques de combustível deixa soldadores em estado grave em BetimNo entanto, como mostra um vídeo registrado no município, Pirapora estava com tempo instável e o Rio São Francisco já se encontrava em um nível muito alto. O cabo Aguinaldo Rodrigues, do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pirapora, estima que a profundidade do “Velho Chico” nesses dias tenha chegado a 8 metros.
As buscas começaram por volta das 9h de ontem, quando moradores ligaram para o 193, e continuaram neste sábado. O cabo integrou a equipe de hoje com outros militares, a Marinha e a população do entorno. “Eles colocaram o barco na água e, 20 minutos depois, viram a embarcação perto de um clube lá, descendo o rio”. O barco estava vazio, o que chamou a atenção dos pescadores que ficam naquele trecho e perceberam que o transporte pertencia a Joaquim.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo do aposentado foi localizado boiando perto de galhos às margens do rio. O cabo Rodrigues conta que ele foi encontrado pelos filhos e outras pessoas que participavam as buscas. “A filha dele ligou, estávamos (procurando) em outro ponto. O corpo foi encaminhado à perícia em Pirapora”, contou.
Ainda de acordo com o militar, a família de Joaquim suspeita que ele tenha passado mal no barco, já que tinha problemas cardíacos. Ele usava colete salva-vidas no momento do acidente. No boletim da Defesa Civil do estado, a causa indicada é afogamento.