Tempo instável em boa parte de Minas Gerais nesta segunda-feira. De acordo com o boletim de previsão divulgado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), há possibilidade de tempestades, granizo e vendaval para ao menos 28 cidades mineiras, entre elas Unaí, Montes Claros, Três Marias, Sete Lagoas, Diamantina, Itabira, Ouro Preto, Pouso Alegre, Varginha, Viçosa, Belo Horizonte e Região Metropolitana. O aviso é válido até às 10h desta terça-feira (10).
Em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, apesar do sol ter dado indícios de tempo firme pela manhã, a previsão é de tempo instável com tempestades isoladas, que poderão vir acompanhadas de granizo, à tarde e à noite.
Os acumulados significativos de chuva estarão concentrados no Centro, Norte, Leste e Sudeste do estado. As tempestades poderão vir acompanhadas de granizo e vendaval, principalmente, no setor Sudeste, devido a atuação de um sistema de baixa pressão, fenômeno conhecido como cavado.
Entre o extremo Norte e extremo Leste, céu com muitas nuvens e pancadas de chuva. Oeste do Triângulo, Sul de Minas, Central, Oeste e Campo das Vertentes, possibilidade de tempestades isoladas no período da tarde.
Lista completa das 46 cidades com acumulados previstos entre 20 e 40 mm em 24 horas, podendo alcançar valores de 70 mm em algumas localidades:
- Januária
- Unaí
- Pirapora
- Paracatu
- Bocaiúva
- Montes Claros
- Grão Mogol
- Capelinha
- Janaúba
- Salinas
- Araçuaí
- Pedra Azul
- Almenara
- Nanuque
- Teófilo Otoni
- Três Marias
- Curvelo
- Diamantina
- Sete Lagoas
- Conceição do Mato Dentro
- Guanhães
- Peçanha
- Governador Valadares
- Mantena
- Belo Horizonte e RMBH
- Itaguara
- Itabira
- Ouro Preto
- Conselheiro Lafaiete
- São João del Rei
- Barbacena
- Ubá
- Juiz de Fora
- Andrelândia
- Lavras
- São Lourenço
- Itajubá
- Pouso Alegre
- Varginha
- Viçosa
- Muriaé
- Ponte Nova
- Manhuaçu
- Caratinga
- Ipatinga
- Aimorés
* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira