A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, voltará a fazer testes com ônibus elétrico neste ano. Depois de uma tentativa fracassada em 2016, o Executivo municipal tentará viabilizar, mais uma vez, a circulação de um veículo que não emite gases do efeito estufa.
Leia Mais
BHTrans inicia testes com ônibus elétrico em linhas do transporte suplementarTestes com ônibus elétrico do serviço suplementar começam nesta sextaBelo Horizonte inicia teste de ônibus elétrico com aprovação de passageirosPassageiros de BH aprovam ônibus elétrico em testesOs ônibus elétricos que BH deixou para trás
“Busca-se mensurar o impacto positivo na mitigação de emissões de gases de efeito estufa, de material particulado e outros poluentes, além da redução de ruído, assim como, os benefícios ambientais e de saúde pública associados”, informou a BHTrans.
O ônibus elétrico deve começar a circular no fim de março e conta com sistema de telemetria, que transmite todos os dados computados pelo computador de bordo à central das empresas de ônibus.
Tal vantagem permite que as empresas corrijam possíveis falhas dos motoristas e orientá-los sobre possíveis riscos. Também permite maior precisão à execução dos testes, que agora poderão ser julgados com base em dados coletados.
De acordo com a BHTrans, o veículo cedido em contrato de comodato com a fabricante BYD ficará à disposição da prefeitura por 10 semanas. Cada período de sete dias será destinado a uma linha de ônibus da capital.