A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, voltará a fazer testes com ônibus elétrico neste ano. Depois de uma tentativa fracassada em 2016, o Executivo municipal tentará viabilizar, mais uma vez, a circulação de um veículo que não emite gases do efeito estufa.
Segundo a BHTrans, ao contrário do teste de quatro anos atrás, o atual será feito com um veículo zero-quilômetro. Além disso, o coletivo que passará pelo treinamento neste ano tem tecnologia mais avançada que o de 2016, em termos de desempenho e autonomia, de acordo com a empresa pública.
“Busca-se mensurar o impacto positivo na mitigação de emissões de gases de efeito estufa, de material particulado e outros poluentes, além da redução de ruído, assim como, os benefícios ambientais e de saúde pública associados”, informou a BHTrans.
O ônibus elétrico deve começar a circular no fim de março e conta com sistema de telemetria, que transmite todos os dados computados pelo computador de bordo à central das empresas de ônibus.
Tal vantagem permite que as empresas corrijam possíveis falhas dos motoristas e orientá-los sobre possíveis riscos. Também permite maior precisão à execução dos testes, que agora poderão ser julgados com base em dados coletados.
De acordo com a BHTrans, o veículo cedido em contrato de comodato com a fabricante BYD ficará à disposição da prefeitura por 10 semanas. Cada período de sete dias será destinado a uma linha de ônibus da capital.