A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, nesta quinta-feira (12), o segundo diagnóstico do novo coronavírus em Minas Gerais. Trata-se de uma mulher de 38 anos que mora em Ipatinga, no Vale do Rio Doce.
Leia Mais
PBH cancela solenidades por causa do aumento dos casos de coronavírus Saiba como é o procedimento para exame do novo coronavírus em laboratório de BHCoronavírus e o SUS: como a desigualdade na oferta de leitos pode expor 'buracos' na rede públicaMinas tem apenas 754 leitos de UTI disponíveis para enfrentar o coronavírusAlemã que faz trabalho voluntário na Grande BH está com suspeita de coronavírusNovo coronavírus nas escolas: infectologistas alertam para bebedouro e explicam quando criança deve faltar; veja as dicas
Ainda de acordo com a SES, a mulher está em isolamento domiciliar. As amostras de sangue coletadas no corpo dela chegaram à Fundação Ezequiel Dias (Funed) no dia 6 e atestaram positivamente para o novo coronavírus nesta quinta.
Segundo a prefeitura local, a mulher vive com o marido e dois filhos. Os parentes foram monitorados, mas não apresentaram sintomas da doença. Como ela apresentou os sinais da enfermidade no último dia 29, a quarentena de 14 dias termina nesta sexta-feira (13).
Além dela, Ipatinga tem nove casos supeitos da doença, de acordo com a prefeitura. Sete dessas pessoas estavam com a mulher em uma excursão para Israel. Portanto, todo o grupo que visitou a Terra Santa está sob suspeita.
Além dela, Minas tem outra paciente infectada, de 47, moradora de Divinópolis, Centro-Oeste do estado. Ela foi para a Itália em 20 de fevereiro e retornou ao Brasil em 2 de março. Três dias depois, apresentou dor muscular e coriza.
A coleta das amostras dela aconteceu em 5 de março, mesmo dia do aparecimento dos sintomas, e o resultado positivo para o novo coronavírus foi obtido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no domingo.
Minas Gerais tem, ainda, 289 casos investigados da doença, segundo a SES. Desses, 105 pairam sobre moradores de Belo Horizonte.