Jornal Estado de Minas

Covid-19

Flagrantes: unidades de saúde têm brechas na linha de frente contra novo coronavírus

Trabalhadores relatam falta da proteção mais eficaz e escassez da mais simples (foto: Mateus Parreiras/EM/DA Press)


Para cada 200 pacientes infectados pelo novo coronavírus na China, cinco eram médicos e enfermeiros. Na luta para tratar os mais de 80 mil doentes, quase 2 mil desses profissionais também contraíram a COVID-19 no país. A situação mostra que, como estão na ponta, funcionários do sistema de saúde se tornam mais vulneráveis. Apesar da evidência, há unidades em Belo Horizonte que ainda não garantem proteção recomendada a todos os servidores e usuários. Ontem, a equipe de reportagem do Estado de Minas foi a duas unidades de pronto-atendimento (UPAs) na capital e foi informada de que nos estabelecimentos não havia máscaras N95 – modelo específico a ser usado por quem entra em contato com possíveis contaminados, segundo preconiza o Protocolo Coronavírus 2020, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). E, em um dos postos de saúde visitados pelo EM no Aglomerado da Serra – comunidade mais populosa de BH, com mais de 46 mil habitantes – a informação era de que não havia sequer máscaras comuns para pacientes ou trabalhadores.



Na UPA Oeste, na Avenida Barão Homem de Melo, no Bairro Jardim América, a manhã de ontem foi de sala de espera cheia, com 42 pessoas tomando assentos, se escorando em pilares e balcões. Entre acessos de tosse e gente prostrada que aguardava atendimento, era possível identificar perfis de risco entre as pessoas mais debilitadas, como bebês carregados no colo por três mães e 12 idosos assentados, aparentando desconforto. Na recepção, uma atendente usava máscara cirúrgica simples. As outras duas sequer essa proteção usavam. Segundo protocolo da Saúde estadual, o coronavírus tem uma zona de contágio a partir de dois metros.

Um homem se aproximou pedindo informações para atendimento a uma tia, que mora no Bairro Estoril, pois ela voltara de uma viagem à Terra Santa (roteiro que costuma incluir, além de Israel, a Itália, onde o novo vírus já contaminou mais de 10 mil pessoas, matando mais de 600) e se encontrava com sintomas compatíveis com os da COVID-19: febre, cansaço e tosse seca. A primeira reação de funcionárias foi de espanto. Uma consultava outra, sem demonstrar nítida certeza sobre procedimento e orientações a adotar. Uma que estava mais distante disse que o melhor seria levar a idosa a um centro de saúde. “Leva para o Posto de Saúde do (Bairro) Havaí. Mas põe uma máscara nela e liga lá antes, para que eles preparem tudo”, recomendou.

Consultando as mensagens do celular, visivelmente preocupado, o homem perguntou se poderiam fornecer-lhe uma máscara para que a tia usasse e não contaminasse mais ninguém. A resposta: “Não temos máscaras adequadas nem para nós aqui na UPA. A gente precisaria de uma máscara N95, mas só temos poucas cirúrgicas comuns, que não servem para quase nada e não são suficientes nem para nós”, relatou.



No extremo oposto da capital mineira, a UPA Leste, na Avenida dos Andradas, no Bairro Vera Cruz, o movimento era similar na manhã de ontem, com 43 pessoas esperando atendimento dentro e fora da unidade. De frente para a multidão, as atendentes da recepção não usavam máscaras, como muitos funcionários internos que podiam ser vistos nos corredores e entre as salas de atendimento. 

(foto: Arte EM)


Os que dispunham de máscaras também usavam equipamentos comuns, ineficazes em caso de contato com eventuais portadores do novo coronavírus. Ao ser perguntada se forneceria máscaras para uma pessoa com suspeita de COVID-19, uma delas responde que sim, mas mostra também uma máscara comum. Questionada se não haveria do modelo de maior proteção, o N95, a mulher responde: “Aqui,  só temos dessa para todo mundo. A secretaria (Municipal de Saúde) deixou uma caixa dessas, mas ninguém tem de outro modelo, nem quem recebe e examina os pacientes”, admitiu.

Em centros de saúde, a situação pode ser ainda mais precária. No Posto Padre Tarcísio, que atende à Favela do Cafezal, no Aglomerado da Serra, não há nem sequer máscaras, segundo informam funcionários. Sem se identificar e revoltados com a situação que os expõem a risco de comprometimento da própria saúde e a de suas famílias, alguns afirmam que muitas pessoas deixaram de comparecer à unidade por não haver o acessório que previne contato. “Não tem para nós nem para os pacientes. Já pedimos e não entregaram. Uma pessoa, outro dia, quase foi expulsa porque estava tossindo muito. Foi um custo para trazer uma máscara para a pessoa, mais para acalmar os outros pacientes, que já estavam nervosos. Imagine quando essa doença começar a se propagar por aqui?”, questionou uma das funcionárias.


O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindbel) confirma que tem recebido e que apura denúncias de falhas na disponibilização de equipamentos de proteção em unidades de saúde da capital.
 

'Uso racional' 


Já a Prefeitura de BH, questionada sobre a situação, sustentou que Belo Horizonte segue as orientações da Secretaria de Estado da Saúde quanto ao uso de insumos para o atendimento a casos suspeitos de COVID-19. “Não há falta de máscaras na Rede SUS-BH. A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo uso racional desses insumos e não realiza distribuição de máscaras para que as pessoas levem para casa”, diz nota do município.

De acordo com a PBH, somente profissionais que mantêm contato direto com casos suspeitos fazem uso da máscara N95 – embora funcionários de duas UPAs tenham informado ao EM não haver esse tipo de material disponível nas suas unidades. “Os profissionais que realizam o atendimento da linha de frente do Cecovid (centro especializado em coronavírus), UPAs e centros de saúde, como recepcionista, administrativo responsável pelas fichas e enfermeiros que se encontram na classificação, fazem uso das máscaras simples”, acrescenta o texto. “A orientação é de que os pacientes com sintomas de caso suspeito sejam atendidos imediatamente e encaminhados para leito de isolamento, fazendo uso de máscara simples.”




Problemas também em unidade de referência


Se na rede municipal há evidências de falhas, na estadual também há denúncias de problemas. Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (SindSaúde), antes de o primeiro caso suspeito ser confirmado, a entidade foi chamada ao Hospital Eduardo de Menezes, referência para tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. De acordo com a entidade, o hospital não estava preparado, pois teria improvisado um setor para isolamento, com precaução contra gotículas (para que as secreções de tosse e espirro não passem pelas barreiras do isolamento).

Após uma série de reuniões a situação na unidade melhorou, segundo a entidade de classe, mas “os leitos de CTI estavam sem isolamento adequado e pedimos para corrigir, mesmo não havendo um paciente grave, pois isso pode evoluir rapidamente”. “O que cobramos é que se instalem filtros que faltam, pois os leitos de isolamento do tratamento intensivo não são barreiras suficientes para evitar o contágio.”

Em nota, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informou que o hospital “está apto a receber pacientes com suspeita de COVID-19 (coronavírus). A unidade está passando por adaptações e possui capacitação e equipe treinada para prestar a assistência necessária”.


Na rede privada, o que mais preocupa ao Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Belo Horizonte e Região (Sindeess) é a falta de treinamento de pessoal, em algumas instituições, nesta fase inicial do enfrentamento ao COVID-19 em Minas Gerais. “Os profissionais são treinados e aptos a atuar em saúde, mas necessitam de treinamento específico diante da pandemia do coronavírus”, informou a entidade.

Uma das unidades que preocupam, segundo a entidade, é o Hospital da Baleia, que realizou treinamento de uma hora. A instituição informa que o treinamento teve início ontem, mas que desde o início vem trabalhando na disseminação de informações de prevenção e segurança, por meio da comunicação interna. “O hospital lembra que não é uma instituição com pronto-atendimento para a população. Por isso, o protocolo é utilizado nos casos em que pacientes já em tratamento estejam com suspeita.”