O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou situação de emergência em saúde pública no estado, em decorrência da pandemia de coronavírus. O texto, publicado na manhã desta sexta-feira (13) no Diário Oficial Minas Gerais, prevê a realização compulsória de exames médicos, coleta de amostras clínicas, testes laboratoriais e vacinação.
Leia Mais
Secretaria de Educação distribui cartilha sobre o coronavírus nas escolas'Meu mundo atual se restringe ao meu quarto e ao banheiro', conta mineira com coronavírusFuned passa a fazer todos os exames de coronavírus em MinasCoronavírus: Varginha decreta situação de emergência em saúde públicaVeja o que as faculdades de BH estão fazendo para evitar a propagação do coronavírus Confira quem são os famosos diagnosticados com coronavírusMinas tem apenas 754 leitos de UTI disponíveis para enfrentar o coronavírus'Manda a polícia combater coronavírus': servidores da saúde protestam na Cidade AdministrativaAssinado pelo governador Romeu Zema, o decreto que começa a valer a partir de hoje e vigora enquanto perdurar o estado de emergência, dispensa a licitação de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento do surto global.
A trajetória do coronavírus: da origem à chegada ao Brasil
Além disso, a medida cria o Centro de Operações de Emergência em Saúde – COES-MINAS – COVID-19, coordenado pela SES/MG, cuja função é monitorar a epidemia.
Casos em Minas Gerais
Segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) até o momento, foram notificados 313 casos de infecção pelo COVID-19. Destes casos, 22 foram descartados, 289 estão em investigação como suspeitos e dois casos foram confirmados.
O primeiro caso foi confirmado no último domingo pelo Ministério da Saúde, em Brasília. Trata-se de uma paciente de, 47 anos, que reside no município de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado e havia feito uma viagem recente para a Itália.
O segundo caso foi confirmado pela SES, nesta quinta-feira (12); uma mulher de 38 anos que mora em Ipatinga, no Vale do Rio Doce, e viajou para Israel no último dia 20 e retornou ao Brasil nove dias depois, em 29 de fevereiro.
Recomendações para evitar o contágio de coronavírus
- Lavar as mãos com água e sabão com maior frequência que de costume
- Utilizar álcool gel sempre que possível
- Não tocar olhos, boca e nariz sem higienizar as mãos
- Não compartilhar alimentos e utensílios
- Manter os ambientes arejados
- Tomar cuidado ao tossir ou espirrar, cobrindo sempre a boca com lenço de papel, nunca com as mãos
- Jogar o lenço no lixo após o uso e realizar higienização das mãos