O número de casos de dengue em Belo Horizonte continua crescendo. Em novo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (13), são 704 casos confirmados da virose na capital em 2020, até o momento. Em apenas uma semana, foram 220 novos diagnósticos confirmados. Já os casos notificados pendentes, ou seja, ainda em investigação, totalizam 2.868, segundo atualização.
Em relação a semana passada, o número de casos prováveis na cidade aumentou em quase 600. Atualmente, a capital concentra 3.572 quadros prováveis, enquanto o último balanço divulgado indicava 2.976. Ainda segundo a secretaria, 973 diagnósticos foram investigados e descartados.
A Região Leste continua sendo a mais afetada pela doença até o momento, com 748 casos prováveis.
Zika e febre chikungunya
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos notificados de febre chikungunya em BH continua o mesmo do último balanço divulgado. Sendo assim, são três confirmados e nove ainda em investigação, totalizando 12 casos prováveis na capital.
Os diagnósticos notificados de zika na cidade somam 17. Desse total, nove foram descartados e oito permanecem em investigação.
Prevenção
A secretaria alerta para os cuidados diários que a população deve seguir para combater o Aedes aegypti. A orientação é de eliminar água parada em pratos e plantas, vasilhames no quintal, calhas entupidas e caixas d'água destampadas.