A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se posicionou na noite desta sexta-feira (13) sobre o expediente dos seus câmpus em meio à proliferação do novo coronavírus. Por ora, a UFMG manterá as aulas em todos os níveis – graduação, pós-graduação, extensão e Ensino Básico e Profissional.
Leia Mais
Novo coronavírus em Minas: mapa mostra casos confirmados e suspeitos no estadoNovo coronavírus força estado a restringir visitação a presídios mineirosVeja o que as faculdades de BH estão fazendo para evitar a propagação do coronavírus
Esses encontros só poderão ser remarcados quando a normalidade for reestabelecida.
Além disso, a universidade só autorizará viagens nacionais e internacionais “mediante justificativa de necessidade imperiosa”.
Quanto a membros da comunidade acadêmica que acabam de retornar ao Brasil, a UFMG esclarece que eles deverão permanecer em quarentena por 14 dias e recomenda que permaneçam em casa.
A instituição educacional ressalta, ainda, atenção com gestantes, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas, que são mais vulneráveis à COVID-19. Destaca, ainda, a necessidade da comunidade acadêmica higienizar as mãos com álcool em gel ou água e sabão.
As diretrizes foram tomadas pela reitoria da universidade e pelo Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus.
Os casos suspeitos nas dependências da UFMG devem ser comunicados por dois canais: pelo e-mail comitecoronavirus@ufmg.br e pelos telefones (31) 3409-4432/6457.