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Estado de Minas

PUC Minas suspende aulas presenciais em todas as 10 unidades do estado

Regime Letivo Remoto na universidade atinge mais de 60 mil alunos e deve durar até 31 de março


15/03/2020 13:47 - atualizado 15/03/2020 14:02

(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

A pandemia do novo coronavírus (Covid 19) leva a PUC Minas a suspender as aulas presenciais nas suas 10 unidades no estado, nas quais estudam mais de 60 mil alunos. Conforme divulgado no início da tarde deste domingo (15), o Comitê de Monitoramento do Coronavírus da instituição de ensino definiu medidas e ações sobre prevenção ao contágio e transmissão da doença. Assim, entendendo a gravidade do momento e consciente da responsabilidade para a imediata tentativa de controle da pandemia, a instituição segue “as orientações do Ministério da Saúde e das autoridades de controle epidemiológico, bem como do Ministério da Educação”.


Em documento da PUC Minas, maior universidade católica do mundo e uma das maiores particulares do país, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus determina:

 

  • A partir de segunda-feira (16/3), e, pelo menos, até 31 de março, a PUC Minas passa a adotar o Regime Letivo Remoto de atendimento e orientação aos alunos, por meio das plataformas SGA e Canvas, suspendendo todas as atividades curriculares presenciais.
  • As bases do Regime Letivo Remoto e seu modo e estratégias de funcionamento serão definidos pelas pró-reitorias de graduação e de pesquisa e pós-graduação e amplamente informadas a docentes (aulas e dedicação) e discentes.
  • No âmbito da pós-graduação lato sensu e stricto sensu, o Regime Letivo Remoto será definido pelos setores responsáveis.
  • Para as disciplinas que tenham atividades prático-laboratoriais, o cronograma de reposição será concentrado e estabelecido em conjunto pelos coordenadores de curso e professores responsáveis, com a supervisão dos diretores dos institutos e faculdades, diretores acadêmicos e chefes de departamento.
  • Suspender o funcionamento de setores de atendimento aos públicos interno e externo como clínicas, Museu de Ciências Naturais, e complexo esportivo. Os demais setores funcionarão sob regime de plantão e para atendimentos que se mostrem imprescindíveis.
  • Sob orientação e com a aprovação da Pró-reitoria de Recursos Humanos, os setores administrativos da Universidade podem estabelecer dinâmicas e modos de trabalho do pessoal técnico-administrativo adotando, também, se o entendimento for este, regimes especiais, dentro do que se fizer necessário. A Pró-reitoria de Recursos Humanos vai divulgar nos próximos dias orientações específicas a esse respeito;
  • Ficam canceladas as viagens internacionais de docentes e funcionários, em função de atividades ligadas à Universidade;
  • Ficam restringidas as viagens nacionais, em função de atividades ligadas à universidade, e que devem, em casos muito específicos, ser validadas pelos gestores acadêmicos e administrativos e com autorização pela reitoria.
  • O Comitê de Monitoramento do Coronavirus vai se manter em permanente trabalho de acompanhamento e indicando eventuais revisões das decisões mencionadas acima, conforme o desenrolar dos acontecimentos.

 


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