A pandemia do novo coronavírus (Covid 19) leva a PUC Minas a suspender as aulas presenciais nas suas 10 unidades no estado, nas quais estudam mais de 60 mil alunos. Conforme divulgado no início da tarde deste domingo (15), o Comitê de Monitoramento do Coronavírus da instituição de ensino definiu medidas e ações sobre prevenção ao contágio e transmissão da doença. Assim, entendendo a gravidade do momento e consciente da responsabilidade para a imediata tentativa de controle da pandemia, a instituição segue “as orientações do Ministério da Saúde e das autoridades de controle epidemiológico, bem como do Ministério da Educação”.
Em documento da PUC Minas, maior universidade católica do mundo e uma das maiores particulares do país, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus determina:
- A partir de segunda-feira (16/3), e, pelo menos, até 31 de março, a PUC Minas passa a adotar o Regime Letivo Remoto de atendimento e orientação aos alunos, por meio das plataformas SGA e Canvas, suspendendo todas as atividades curriculares presenciais.
- As bases do Regime Letivo Remoto e seu modo e estratégias de funcionamento serão definidos pelas pró-reitorias de graduação e de pesquisa e pós-graduação e amplamente informadas a docentes (aulas e dedicação) e discentes.
- No âmbito da pós-graduação lato sensu e stricto sensu, o Regime Letivo Remoto será definido pelos setores responsáveis.
- Para as disciplinas que tenham atividades prático-laboratoriais, o cronograma de reposição será concentrado e estabelecido em conjunto pelos coordenadores de curso e professores responsáveis, com a supervisão dos diretores dos institutos e faculdades, diretores acadêmicos e chefes de departamento.
- Suspender o funcionamento de setores de atendimento aos públicos interno e externo como clínicas, Museu de Ciências Naturais, e complexo esportivo. Os demais setores funcionarão sob regime de plantão e para atendimentos que se mostrem imprescindíveis.
- Sob orientação e com a aprovação da Pró-reitoria de Recursos Humanos, os setores administrativos da Universidade podem estabelecer dinâmicas e modos de trabalho do pessoal técnico-administrativo adotando, também, se o entendimento for este, regimes especiais, dentro do que se fizer necessário. A Pró-reitoria de Recursos Humanos vai divulgar nos próximos dias orientações específicas a esse respeito;
- Ficam canceladas as viagens internacionais de docentes e funcionários, em função de atividades ligadas à Universidade;
- Ficam restringidas as viagens nacionais, em função de atividades ligadas à universidade, e que devem, em casos muito específicos, ser validadas pelos gestores acadêmicos e administrativos e com autorização pela reitoria.
- O Comitê de Monitoramento do Coronavirus vai se manter em permanente trabalho de acompanhamento e indicando eventuais revisões das decisões mencionadas acima, conforme o desenrolar dos acontecimentos.