Uma rebelião foi iniciada na unidade socioeducativa do Bairro Horto, na Região Leste de Belo Horizonte, na tarde deste domingo (15). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, dois agentes são feitos de refém no local e 13 adolescentes fugiram.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), 11 deles foram recapturados graças a uma operação que contou com militares, policiais civis, guardas municipais e até agentes de segurança do metrô, já que boa parte dos menores tentavam fugir pelos trilhos do metrô.
A reportagem que esteve no local, contudo, apurou com servidores que 12 foram recapturados. Portanto, apenas um permenace sumido.
Movimentação em frente ao Centro Socioeducativo Horto, na Região Leste de BH, onde adolescentes fugiram na tarde deste domingo. No total, 13 escaparam: 12 foram recapturados e um continua sumido.
— Estado de Minas (@em_com) March 15, 2020
Vídeo: Leandro Couri/EM/D.A Press. pic.twitter.com/XnMvWSSbbe
Ainda de acordo com a Sejusp, “as recapturas aconteceram rapidamente por meio de uma ação integrada das forças de segurança”.
A pasta também informou que “as fugas aconteceram depois que parte dos jovens da unidade conseguiram conter três agentes socioeducativos”. Todos esses agentes, contudo, já foram liberados com ajuda de outros servidores.
Novamente conforme a secretaria, o cálculo dos danos ao patrimônio estão sendo contabilizados e os nomes dos jovens envolvidos na rebelião serão comunicados ao Poder Judiciário.
Ainda não há informações sobre a motivação da rebelião nem se há relação com a restrição às visitações nos centros socioeducativos do estado por conta do novo coronavírus.
Metrô prejudicado
A fuga dos menores infratores também causou problemas no transporte público de Belo Horizonte. O metrô ficou paralisado por aproximadamente 25 minutos, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela administração.
Segundo a CBTU, o trem funcionou, neste período, somente entre as estações Eldorado e Central, no sentido Vilarinho, e Vilarinho e Horto, no sentido contrário.