A companhia aérea portuguesa TAP anunciou na manhã desta quarta-feira (18) a suspensão da rota que liga Lisboa a Confins - único hub direto entre Belo Horizonte e a Europa. A medida começará a entrar em vigor nesta quinta (19) e vai até o dia 28 de abril, pelo menos. É mais uma ação diretamente ligada ao novo Coronavírus (Covid-19), que já provocou a suspensão de outros voos internacionais no Aeroporto Internacional de BH.
Leia Mais
Detran-MG suspende testes de direção, legislação e outros serviços por causa do coronavírusCoronavírus: ônibus com ar-condicionado deixam passageiros preocupados em BHConfins acumula mais de 180 cancelamentos de voos em função do coronavírusCoronavírus: restaurantes vazios deixam empresários preocupados com futuroCoronavírus: Fhemig suspende parcialmente visitas em hospitais da rede Chegada do coronavírus derruba estoques de sangue do HemominasA TAP também fez um alerta aos passageiros que possuem viagens marcadas em datas posteriores a 31 de maio. A principal recomendação é que fiquem atentos na evolução do Coronavírus. Caso o estado de pandemia se mantenha, os clientes devem verificar junto à companhia soluções disponíveis.
Por causa do alto número de clientes ligando para o Contact Center, a TAP disponibilizou um link para que os passageiros possam gerir suas reservas.
Além de Confins, a TAP também suspendeu seus voos em outras capitais, como Porto Alegre (até 30 de junho), Brasília, Recife, Fortaleza, Belém, Natal e Salvador. São Paulo e Rio de Janeiro tiveram as rotas para Lisboa mantidas, tendo canceladas apenas partidas para a cidade de Porto.
Outros voos internacionais suspensos em Confins
Antes da TAP, a Azul Linhas Aéreas anunciou a suspensão de suas rotas para Buenos Aires, Fort Lauderdale e Orlando. Em nota, a companhia garantiu que os passageiros dos respectivos destinos serão alocados em voos para Campinas, de onde farão conexão para as localidades citadas.
Quem também opera voo internacional em Confins é a Copa Airlines, que cumpre a rota Confins/Panamá. A empresa também ofereceu flexibilização aos clientes, mas, até o momento, não anunciou qualquer tipo de suspensão.
Gol e American Airlines cancelam voos pelo Brasil
O avanço do Coronavírus pelo mundo também fez com que outras companhias cancelassem várias rotas. É o caso da Gol, que suspendeu, até o dia 30 de junho, seus voos que ligam o Brasil a outros 11 países: Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai.
Já a American Airlines cancelou os voos que ligam Nova York e Miami ao Rio de Janeiro. A capital São Paulo também teve rotas para Nova York, Miami e Dallas canceladas. Manaus e Brasília também não contam com o voo com destino a Miami. A medida vai até o dia 6 de maio, com exceção da rota entre Dallas/São Paulo, que vale até 3 de junho.