A pandemia do Novo Coronavírus alterou o funcionamento dos estabelecimentos comerciais em grande parte das cidades do Brasil. Em Montes Claros, município do norte de Minas Gerais, não foi diferente. No Bar Cactus, localizado no Bairro Jardim São Luiz, o álcool em gel tornou-se o elemento primordial nas bandejas do garçons.
Como forma de prevenção contra a propagação do COVID-19, o bar criou uma dinâmica de trabalho que colabora para evitar a contaminação. Quando um cliente chega ao recinto os atendentes lhes oferecem, primeiramente, um pouco de álcool em gel para a higienização das mãos. Após tomado esse cuidado, o consumidor pode pedir o cardápio.
A prefeitura de Montes Claros determinou que bares e restaurantes podem manter o atendimento presencial, desde que cumpram alguns requisitos. Os estabelecimentos precisam ser bem arejado, com portas e janelas, e devem respeitar a distância mínima de dois metro de uma mesa para outra. Além dessas restrições, também é necessário que forneçam toalhas de papel, álcool em gel ou sabonete líquido para o uso.