(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GERAIS

Bancos de BH escalonam atendimento, mas não evitam aglomeração externa

Filas de espera no lado de fora das agências ficam acima do previsto. Estatuto do Idoso é ignorado


postado em 19/03/2020 17:38 / atualizado em 19/03/2020 17:48

Caixa Econômica Federal, localizada na Av. Érico Veríssimo, no bairro Santa Mônica(foto: Gladyston Rodrigues/ EM/ D.A. Press)
Caixa Econômica Federal, localizada na Av. Érico Veríssimo, no bairro Santa Mônica (foto: Gladyston Rodrigues/ EM/ D.A. Press)
Um dia após o prefeito Alexandre Kalil decretar o fechamento de bares, restaurantes e shopping centers devido à pandemia do novo coronavírus, medida das agências bancárias de Belo Horizonte para evitar aglomerações em suas áreas internas acabaram levando à formação de filas de espera do lado de fora dos estabelecimentos.  
 
No acesso a uma das agências da Caixa Econômica Federal ocorreram muitas reclamações por parte dos clientes que esperavam na calçada. Foi limitada a entrada a, no máximo, duas pessoas por vez. Nesse caso, o Estatuto do Idoso foi ignorado quanto à prioridade de atendimento. 

O padeiro Marcelo Campos, de 58 anos, alegou ser uma atitude desrespeitosa com essas pessoas que estão mais suscetíveis a serem afetadas pelo vírus. 

“É um absurdo isso que está acontecendo. Concordo que deve ser regulada a entrada na agência, mas duas pessoas por vez é um número pequeno. O risco de ser contaminado pelo coronavírus é maior enquanto aguardamos na fila do que enquanto estamos sendo atendidos lá dentro”, afirmou.

“As pessoas que correm maior risco de serem contaminadas devem ser atendidas primeiro”, defendeu.

O Banco Santander informou ao Estado de Minas que a partir da próxima terça-feira (24/03), os horários de funcionamento de todas agências do Brasil sofrerão alterações. O tempo de atendimento ao cliente será reduzido em duas horas, funcionando, assim, das 10h às 14h.

Dentre as medidas adotadas pelo banco está a entrada restrita de clientes ao interior das agências, em grupos de 10 a 20 pessoas por vez, conforme o tamanho da unidade, de forma a garantir uma distância mínima de pelo menos um metro entre todos. O Santander indicou ainda que agências com maior concentração de clientes idosos poderão adotar um horário exclusivo para o atendimento dessa população mais vulnerável à doença, das 9h às 10h.

“Temos nos esforçado ao máximo para minimizar os impactos para a sociedade em meio a uma crise cujo agravamento é inevitável. Nada é mais importante, neste momento, do que o bem-estar das famílias de nossos 48 mil funcionários, bem como o das 26 milhões de famílias que servimos diariamente”, afirmou o presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial.

Santander

Por meio de nota o Santander detalhou que os procedimentos adotados pela agência obedecem às recomendações feitas pelo Ministério de Saúde, visando conter a propagação do coronavírus. Confira na íntegra o comunicado:
 
“O Santander informa que mantém sua rede de agências aberta, enquanto acompanha atentamente as orientações das autoridades e a evolução da propagação da COVID-19. 

Nesse sentido, os clientes são orientados pelos funcionários e nos materiais de comunicação a utilizar os canais eletrônicos – internet banking, app Santander, app Way, de cartões – sempre que possível para as operações do dia a dia, e que não entrem nas lojas caso estejam com sintomas da doença. O banco recomendou também aos funcionários maior atenção, bem como evitar o contato físico, mantendo a distância mínima de um metro entre as pessoas. 

Nas agências com grande circulação ou com maior frequência de grupos de maior risco, será avaliada a necessidade de medidas adicionais, como a entrada escalonada de pessoas, para impedir a formação de aglomerações”.

Caixa Econômica Federal 

O Estado de Minas procurou a Caixa Econômica Federal para saber sobre os procedimentos a serem tomados nos próximos dias a respeito das ações no combate a propagação do coronavírus. O banco, entretanto, não se pronunciou até o fechamento desta reportagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)