Jornal Estado de Minas

Ministério, governos estaduais e universidade criam canais de combate a fake news sobre coronavírus


Com a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, informações falsas sobre a doença também se alastram por aplicativos de mensagens e redes sociais. Para combater as chamadas fake news relacionadas à pandemia do vírus, órgãos públicos criaram sites e perfis oficial para esclarecer a população. 



O Ministério da Saúde disponibilizou conteúdo próprio para desmascarar notícias falsas sobre o coronavírus. No site do governo de Minas Gerais também há divulgação de informações verfificadas acerca da doença. 

Já o Governo de São Paulo criou um canal exclusivo de comunicação para informar sobre formas de prevenção e enfrentamento ao Covid-19. Os interessados podem se cadastrar no canal spcoronavirus criado pela Secretária de Saúde de São Paulo no Telegram. As pessoas também podem baixar arquivos com cards informativos para divulgação em WhatsApp e redes sociais. 

O grupo de estudos da desinformação em redes sociais (EDReS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criou uma hotline no WhatsApp para que qualquer pessoa possa encaminhar informações relacionadas ao coronavírus para checagem.  O número é o %2b55 (19) 99327-8829. Mais de 8 mil informações foram recebidas pela equipe interdisciplinar até essa quinta-feira.