Pessoas com o câncer ativo passam a ser consideradas com maior risco de infecção pelo COVID-19. Portanto, a atenção precisa ser redobrada. Segundo o oncologista da Oncomed Leandro Ramos, é preciso diferenciar pessoas que já tiveram o câncer, fizeram o tratamento e estão curadas, daquelas que têm a doença ativa no organismo. “Pacientes que estão clinicamente estáveis não têm riscos superiores ao da população geral. O perigo maior é para as pessoas que tem o câncer em atividade, seja no pulmão, no fígado, nos ossos e que, por isso, estão em tratamento. Isso tudo debilita o organismo.”
Cuidados
Diante desse quadro, Ramos explica que, devido ao risco, as pessoas em tratamento de câncer precisam ficar ainda mais atentas às medidas protetivas, a fim de evitar a infecção e outras doenças de alto índice de gravidade. “Com o retardo do sistema imunológico, é possível que o organismo não combata adequadamente a doença, aumentando o risco de morte. Portanto, o grande cuidado deve ser evitar o contato físico”, completa.
"A quimioterapia ou radioterapia atua diminuindo a função e, muitas vezes, a quantidade das células de defesa no organismo. Células essas que são de extrema importância ao combate de doenças."
Mário Murad, oncologista e pós-doutor em genética
Câncer de mama
Aos pacientes com câncer
O que é o Coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (Covid-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas semelhantes aos resfriados ou gripes leves.
Como o Covid-19 é transmitido?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra o Covid-19.
Quais os sintomas do Coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pelo Covid-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarréia
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
- O álcool em gel é capaz de matar o vírus?
- O coronavírus é letal em um nível preocupante?
- Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras?
- A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos?