"É um sacrifício, mas pelo bem comum e exercício da cidadania"
Luciana Colares, geriatra
Baixa imunidade, alto risco
Os idosos são mais susceptíveis às complicações da COVID-19. Mas por quê? Quem responde é a infectologista Cláudia Rocha Biscotto, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes): “Na faixa etária acima dos 60 anos, a imunidade cai. Por isso, pessoas desse grupo estão mais sujeitas à maioria das infecções respiratórias, principalmente virais”.
Etiqueta
Números
100 mil
60 mil
O que é o Coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (Covid-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas semelhantes aos resfriados ou gripes leves.
Como o Covid-19 é transmitido?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra o Covid-19.
Quais os sintomas do Coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pelo Covid-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarréia
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
- O álcool em gel é capaz de matar o vírus?
- O coronavírus é letal em um nível preocupante?
- Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras?
- A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos?