Na manhã de segunda (23), ainda era grande a fila de pessoas do grupo de risco para retirar medicamentos controlados na Farmácia de Minas Regional Belo Horizonte, no Bairro Santo Agostinho. Cerca de 150 pessoas aguardavam a vez para receberem medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Movimento na Farmácia de Minas, no Bairro Santo Agostinho, em BH#coronavirus
%u2014 Estado de Minas (@em_com) March 23, 2020
Cidiv19 pic.twitter.com/qXh8uI5BgC
Na semana passada, a reportagem esteve no local e muitos usuários se queixaram do grande tempo de espera e dos riscos de estarem ali quando a pandemia do coronavírus se alastra pela cidade. Hoje, no setor de dispensação dos medicamentos as pessoas ficavam em cabines mais espaçadas.
AUTORIZAÇÃO
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio de nota, informou que, para evitar aglomerações no interior da farmácia, o protocolo de controle de entrada foi alterado. "Está sendo permitida a entrada dos pacientes de acordo com a capacidade dos guichês e fluxo dos atendimentos, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde de evitar aglomerações em ambientes fechados."
A SES-MG orienta que compareçam à Farmácia de Minas somente os pacientes com atendimento agendado. Os pacientes que fazem parte do grupo de risco – pessoas idosas, com doenças crônicas e/ou fazem uso de imunossupressores, além de gestantes e lactantes – podem autorizar representantes para retirarem o medicamento. A declaração autorizadora pode ser retiraafa no link https://bit.ly/2TXhb8J, para que representantes desses pacientes possam retirar seus medicamentos.