Jornal Estado de Minas

Profissionais da saúde fazem fila para teste de coronavírus na UPA Centro-Sul

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 

Uma fila formada somente por profissionais da saúde com sintomas de gripe aguardava pelo teste de coronavírus na Upa Centro-Sul até o início da tarde desta segunda-feira (23). A espera para coleta durava até três horas, segundo um dos pacientes.




Heloísa Alves Gomes, técnica de enfermagem do Hospital das Clínicas, vinha apresentando sintomas e febre persistente desde quinta-feira feira (19/3). Ela resolveu fazer autoisolamento e procurou, desde então, três unidades de saúde. mas sem conseguir fazer o teste.

 

"No Hospital das Clínicas, onde trabalho, me informaram que teste era só para grupos de risco em estado grave e disseram que havia o serviço de teste exclusivo para trabalhadores na saúde aqui na UPA".

 

 

 

Heloisa disse que estava na semana passada em Fortaleza, quando começaram os sintomas, e resolveu retornar a BH, ficando em isolamento em sua casa por sete dias. "Como a febre não cedia, procurei atendimento", contou.



 

A medica Érica da Silva Feitosa, de 46 anos, também aguardava atendimento. Ela disse que voltou de Portugal e ficou em isolamento social por uma semana. Mesmo sem sintomas, resolveu fazer o teste para evitar riscos maiores

 


O que é o Coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas que se agravam, podendo resultar em morte.

Como o Covid-19 é transmitido?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

 

Gráfico mostra a evolução diária de casos confirmados de coronavírus no Brasil

 

Como se prevenir?

 

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra o Covid-19.


 

Quais os sintomas do Coronavírus?

 

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19: 

 

 
Em casos graves, as vítimas apresentam: 
 
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

 
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: 
  • O álcool em gel é capaz de matar o vírus? 
  • O coronavírus é letal em um nível preocupante? 
  • Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? 
  • A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? 
Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.  

 

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: