Jornal Estado de Minas

Secretário de Saúde de MG contesta casos de coronavírus em funerária


O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, publicou um vídeo na tarde desta segunda-feira (23) em que afirma que não houve mortes decorrentes da COVID-19 em Minas Gerais.

A declaração contesta a informação de um boletim de ocorrência que se espalhou pela internet. No documento, cuja veracidade de registro, mas não de texto, foi confirmada pela Polícia Militar (PM), há o relato da "chegada de dezenas de corpos" em uma funerária do Bairro Nova Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte, em um curto intervalo de tempo.



“Na verdade, essa mesma funerária já emitiu uma nota esclarecendo que esses óbitos não têm relação direta com a Covid”, informou Amaral. “Gostaria de esclarecer que, quando nós falamos de insuficiência respiratória, tem uma gama muito grande de doenças que podem levar à insuficiência respiratória, inclusive longa permanência em CTI e complicações de outras doenças que nada têm a ver com o pulmão”.

No comunicado, o secretário pede ainda que a população não transmita informações inverídicas. “Isso pode trazer manifestações inadequadas, trazendo desespero na sociedade, que nesse momento é tudo o que nós não queremos”, afirma.



Segundo as pessoas ouvidas pela PM, os mortos teriam diagnóstico de problemas respiratórios, o que chama a atenção para a pandemia da COVID-19, provocada pelo novo coronavírus. No entanto, segundo a Polícia Militar, pelo menos uma das informações relatadas no BO não é verdadeira.



A Secretaria de Estado da Saúde afirma que, em uma situação normal, já são esperados cerca de 150 óbitos por dia na capital e região metropolitana.

(Com Cristiane Silva)
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

 

Gráfico mostra a evolução diária de casos confirmados de coronavírus no Brasil

 

Como se prevenir?

 

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.


 

Quais os sintomas do coronavírus?

 

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19: 

 

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
 
Em casos graves, as vítimas apresentam: 
 
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

 
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: 
  • O álcool em gel é capaz de matar o vírus? 
  • O coronavírus é letal em um nível preocupante? 
  • Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? 
  • A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? 
Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.  

 

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: