As pessoas com mais de 60 anos estão impedidas de circular nas ruas de Montes Claros, no Norte de Minas até 7 de abril. A proibição consta em decreto assinado pelo prefeito da cidade, Humberto Souto (Cidadania), que impõe medidas mais rigorosas contra a transmissão do coronavírus (COVID-19). Desde o último fim de semana, foram adotadas uma série de outras medidas preventivas na cidade, com o fechamento do comércio, exceto alguns estabelecimentos como farmácias e supermercados.
A Municipalidade determina a suspensão dos serviços não essenciais no município até 7 de abril. Por outro, segundo o decreto, devem permanecer em funcionamento diversas atividades como prestação de serviços médicos, laboratoriais, contábeis, odontológicos urgentes, construção civil (desde que mantida a distância de dois metros entre os trabalhadores), jornalísticos, cuidadores de idosos, crianças e pessoas com deficiência, limpeza, transporte de passageiros e de carga, contratos de seguros e de clínicas veterinárias.
Call centers
Houve reclamações nas redes sociais em relação à manutenção dos serviços de call center, que empregam centenas de pessoas em Montes Claros. A Prefeitura determinou que os call centers continuam funcionando, mas com o distanciamento mínimo de dois metros entre os trabalhadores, “devendo manter-se o ambiente arejado, de modo a criar condições para ventilação natural, a critério da autoridade sanitária”.
Restrição em velórios
Os serviços de velórios também foram afetados pelas medidas preventivas contra a transmissão do coronavírus adotadas pela Prefeitura de Montes Claros. Segundo o decreto municipal, que os serviços funerários da cidade devem continuar funcionando, mas “limitados no máximo a 20 pessoas por vez na sala de velório”.
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pelo coronavírus:
Febre
Tosse
Falta de ar e dificuldade para respirar
Problemas gástricos
Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
Pneumonia
Síndrome respiratória aguda severa
Insuficiência renal