Em meio à pandemia de coronavírus, o sistema prisional de Minas Gerais produzirá máscaras de proteção contra a propagação da COVID-19. O estado contará com 20 penitenciárias e cerca de 200 detentos na confeccção.
De acordo com a Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais (SEGOV), a previsão é de que sejam produzidas 22 mil máscaras por dia para o uso da população, hospitais, asilos e pelas forças de segurança do estado.
Em todas as unidades prisionais de Minas, o corte, montagem e costura das máscaras seguem parâmetros de confecção da Vigilância Sanitária.
A produção começou nesta terça-feira (24), no Complexo Penitenciário de Ponte Nova, na Zona da Mata. A confecção na cidade conta com 12 presas e previsão de quatro mil máscaras entregues por semana. Segundo o governo de Minas, os materiais utilizados foram doados pela prefeitura e por empresários da cidade.
Já em Juiz de Fora, também na Zona da Mata, os trabalhos começaram nesta quarta-feira (25), na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires. Cinco detentos participam da produção que será destinada aos funcionários da limpeza urbana do município e na unidade prisional.
Nesta quinta-feira (26), a confecção de máscaras começará em Caxambu, no Sul de Minas, e contará com o trabalho de 15 internos. Os materiais também foram doados pela Prefeitura, empresários e moradores da região.
O governador de São Paulo, João Doria, também já havia anunciado, nesta terça-feira (24), a produção de máscaras pelas unidades prisionais do estado. O governador fez o anúncio durante coletiva de imprensa e informou que seriam produzidas 320 mil máscaras de proteção, a partir desta quarta (25) pelos detentos.
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.