O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) confirmou três casos positivos para a COVID-19 nesta quinta-feira (26). Os resultados dos exames foram emitidos na quarta-feira (25).
Os pacientes, com idades entre 30 e 39 anos, são duas mulheres e um homem, que foram atendidos no dia 21 de março com sintomas leves. Após colhidos os exames, de acordo com o protocolo da Organização Mundial de Saúde, eles foram encaminhados para casa, onde permanecem em isolamento domiciliar.
Leia Mais
Leitos serão implantados em estacionamento de UPA em DivinópolisDivinópolis decreta emergência na saúde e suspende cirurgias e showsCoronavírus: Divinópolis é a primeira de Minas a ser considerada cidade de risco de proliferação localPrimeira paciente de Minas com coronavírus é liberada do isolamentoExpominas começa a receber equipamentos para construção de hospital de campanhaHemominas tem estoque para apenas cinco dias; doe sangueCoronavírus: Empresas ignoram decreto e ônibus ficam cada vez mais lotadosO hospital informou, por meio de nota, que não há casos confirmados de internados na unidade. “Os casos suspeitos internados permanecem isolados, recebendo todos os cuidados necessários e em conformidade com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde”, indica.
Paciente morre com suspeita de coronavírus
Uma mulher de 31 anos morreu na última segunda-feira (23), também no hospital, com suspeita do novo coronavírus. Ela deu entrada no Centro de Terapia Intensiva (CTI), no domingo (22), com insuficiência respiratória. A paciente era diabética e sofreu parada cardíaca.
Embora ela não tenha realizado viagens ao exterior recentemente e tampouco tido contato com pessoas em suspeita, o exame para detecção do coronavírus foi colhido no domingo e enviado à Funed. O resultado será divulgado até domingo (29).
Caso é confirmado no Santa Mônica
Um caso da foi confirmado também nesta quarta-feira (25), no Hospital Santa Mônica, em Divinópolis. Embora a Vigilância Sanitária da cidade tenha sido notificada, o paciente é de Carmo do Cajuru.
O paciente, de 37 anos, deu entrada no último sábado (21) no Hospital Santa Mônica com febre, tosse e desconforto respiratório. Ele esteve no Rio de Janeiro cinco dias antes do início dos sintomas.
Por não apresentar gravidade, segundo nota do hospital, o paciente foi atendido, teve exame coletado e foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias. O resultado do exame ficou pronto nesta quarta-feira (25). Ele se recupera em casa.
O prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, disse que o município já foi notificado e acompanha o paciente e familiares que estão em isolamento.
Boletim epidemiológico
No boletim epidemiológico divulgado nesta quinta (26) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) consta que Divinópolis tem dois casos confirmados, 16 descartados e 295 em investigação.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) ainda não esclareceu se alguns dos três anunciados hoje estão entre eles. O órgão deverá se pronunciar às 16h.
O primeiro caso da cidade e do Estado foi em uma paciente de 47 anos que esteve na Itália. Ela continua em isolamento domiciliar aguardando a realização de um novo exame.
(Amanda Quintiliano especial para o EM)