Lojistas que ignoraram as recomendações das autoridades de saúde e abandonaram a quarentena para protestar pela reabertura do comércio na Grande BH, na manhã desta sexta-feira (27), não colocaram somente a população em risco, como também levaram multas para casa. Segundo a Prefeitura de BH, 50 veículos foram autuados por estacionamento irregular no Centro da cidade.
Eles estacionaram em vagas proibidas na Avenida Afonso Pena e na Rua Goiás, nas imediações da sede do governo municipal, onde o protesto foi encerrado.
De acordo com a prefeitura, “o mesmo procedimento será adotado em movimentos que descumprirem a legislação”.
A carreata saiu da sede do governo estadual, a Cidade Administrativa, situada na Região de Venda Nova, e seguiu até as portas da prefeitura, na Avenida Afonso Pena.
Leia Mais
Coronavírus: TJMG compra 40 mil litros de álcool em gelCoronavírus: Zema admite estudar a abertura de alguns setores do comércio em MinasCoronavírus: voluntários ajudam moradores de rua e pedem mais abrigos em BHCom gritos de 'fora, Kalil', manifestantes fazem carreata pedindo reabertura do comércio em BHComerciantes fazem carreata em Sete Lagoas, e prefeito diz que abertura de lojas depende de ZemaMP pede que PM apreenda carros que participarem de carreata contra o isolamento em MinasCoronavírus: secretário de Saúde de MG anuncia R$ 60 milhões para municípios e reforço na rede laboratorial
Nesta semana, após declarações do presidente contra as restrições da quarentena, o governo federal lançou uma peça publicitária pedindo a retomada do funcionamento de todos os serviços.
A campanha é semelhante à adotada em Milão, na Itália, em fevereiro. Atualmente, a Região da Lombardia, onde está Milão, contabiliza 4 mil mortos e o prefeito da cidade veio a público se desculpar pela ação.
Em Minas Gerais, outras cidades já realizaram ou ainda vão promover carreatas como a de BH. Uma delas aconteceu em Montes Claros, no Norte do estado. Outra está marcada para este sábado (28) em Uberlândia, no Triângulo mineiro.
Com informações de Leandro Couri
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: