A secretaria da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi arrombada na madrugada dessa sexta-feira. Segundo o padre Gedeão Maia, pároco da Igreja de Lourdes, os ladrões invadiram também um brechó da paróquia, mas não encontraram nada de valor.
“Arrombaram a porta da secretaria. Nós temos aqui um brechó da paróquia, onde também entraram. Não tive tempo ainda para verificar, mas não levaram nada de valor. Acredito até que foi uma pessoa que conhece aqui. Entraram, espalharam as coisas, não acharam dinheiro ou outra coisa de valor. Na lanchonete fizeram um estrago maior. Quebraram e levaram coisas. Talvez pelo fato de estar todo mundo recolhido em casa, aproveitam a oportunidade”, disse o padre Gedeão.
Na madrugada deste domingo, o Barbazul, localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi arrombado. Os ladrões furtaram três aparelhos de tv, além de outras mercadorias. Eles fugiram em um carro de aplicativo e pagaram o motorista com uma garrafa de uísque e um maço de cigarros que haviam acabado de roubar.
Funcionamento da igreja na quarentena
As celebrações abertas ao público estão suspensas nas igrejas de Belo Horizonte, para evitar aglomerações e tentar conter a pandemia de coronavírus. Segundo o padre Gedeão, neste período as missas estão sendo transmitidas pela internet.
“Estamos mantendo a igreja fechada, conforme orientação da arquidiocese, para evitar que as pessoas venham e se reúnam em grupo. Tive que dispensar os funcionários. As celebrações que estamos tendo são transmitidas pelo Facebook. E assim, vamos tentando manter as pessoas na fé, unidas, com os meios que a gente tem disponíveis”, afirmou o sacerdote.