O drama do mineiro Gabriel Mendes, de 32 anos, que trabalhava como pintor em Lisboa, Portugal, está próximo de terminar. Depois de se mudar para o aeroporto da cidade, e ele conseguiu vaga num voo que saiu na noite de domingo (29/03) rumo ao Brasil. A expectativa é de que ele e outros brasileiros que agardavam embarque emergencial para fugir da quarentena por coronavírus na Europa cheguem a São Paulo na manhã desta segunda (30/03).
Leia Mais
Mineiro se muda para aeroporto de Lisboa na tentativa de voltar para o BrasilTrump estende isolamento social por coronavírus nos EUA até 30 de abrilMais de 30.000 mortos por coronavírus no mundo, um terço na EuropaTensão e prateleiras vazias: mineira fala sobre o coronavírus nos Estados UnidosEntrega de kits a moradores de rua tem roupa especial e escolta da PM em BHA estratégia de Gabriel, de ir para o aeroporto e colocar o nome numa lista de passageiros com destino ao Brasil teve o respaldo da Embaixada brasileira em Portugal. “Quero chegar a São Paulo e ir para Belo Horizonte ainda nesta segunda. Chegar em minha casa”. A vaga no voo para o Brasil foi facilitada graças à união de outros brasileiros em um grupo de WhatsApp, que conseguiram organizar a viagem de volta.
Esperança na África do Sul
Brasileiros que estão retidos na África do Sul também tiveram uma boa notícia neste domingo. O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, planeja organizar dois voos, um saindo de Johanesburgo e outro da Cidade do Cabo, na quarta-feira (1/04).
A notícia encheu de esperança mineiros que fazem parte do grupo. “Acho que vou dormir melhor hoje. Sem hora para acordar. Alivia um pouco a cabeça da gente. Mas vamos esperar que esse voo aconteça”, diz a advogada Marina Machado, que está com o noivo, Israel Catizani, na Cidade do Cabo.
A psicóloga Luciana Gaudio, que está em Johanesburgo, também festejou. “Não vejo a hora de ir embora, chegar em casa e encontrar meus filhos, Ian, de 10 anos e Luana, de 9.”
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Especial: Tudo sobre o coronavírus
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra