Pessoas com corpos e rostos completamente cobertos por roupas protetoras entregaram sacolas a pessoas em situação de rua, no começo da noite deste domingo, no Centro de Belo Horizonte. O trabalho foi acompanhado por profissionais da Polícia Militar. Próximo à rua da Bahia, um grupo de cinco homens que passam as noites nos arredores do Edifício Sulacap e do Viaduto Santa Tereza receberam as doações.
Quando o grupo estava pronto para se desmobilizar e seguir em direção a outro ponto do Centro, já fechando o porta-malas, ouviram-se gritos que vinham da esquina da Bahia com Tamóios. Eram outros dois homens em situação de rua, que se aproximaram para receber também as doações. Depois disso, policiais entraram nas viaturas e os homens de roupa branca em seu carro. E seguiram caminho.
Grupos envolvidos
Segundo Claudelice Rodrigues, da Pastoral de Rua, só neste domingo foram distribuídos cerca de 1.500 lanches, 1.300 kits de higiene, 3.500 garrafas de água mineral no Centro.Na Praça da Estação, foram entregues, aproximadamente 500 marmitex e 200 sopas pelos grupos Macarrão Sólidário, Voluntários da Esperança, Mãos que Ajudam e pelas irmãs da Toca de Assis. Além do trabalho dos voluntários, as pessoas em situação de rua receberam também marmitas doadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Como ajudar?
Quem quiser ajudar com doações ou com trabalho voluntário deve entrar em contato com a Pastoral de Rua, pelo telefone 3428-8366 ou pelo e-mail pastoralrua@yahoo.com.br.