Em meio à pandemia de coronavírus, a leitura dos medidores de energia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) será realizada de forma diferente. A informação foi divulgada pela empresa nesta segunda-feira (30). A nova prática será adotada a partir desta quarta-feira, 1º de abril.
Leia Mais
Cemig inaugura iluminação de LED na Rodoviária de Belo HorizonteCoronavírus: Brasil tem 159 mortes confirmadas pela doença e 4.579 casosCoronavírus: maioria dos lojistas de Belo Horizonte mantém as portas fechadasCemig é condenada a pagar R$ 10 mil para mulher atingida por fio de alta tensãoFatura de energia elétrica até 50% mais cara na pandemia de COVID: quem paga essa conta?Clientes denunciam abuso nas contas de água e luz; empresas negam Cemig apela a consumidor para doar mais de R$ 40 milhões a hospitais públicosCoronavírus: Catadores de recicláveis vivem drama em BHPara informar a leitura de seu medidor, o cliente deve observar a data da próxima leitura, que está disponível na conta de luz do mês anterior, e realizar sua leitura de três a cinco dias antes da data informada. Os números registrados no medidor devem ser anotados pelo cliente. Caso o ponteiro esteja entre dois números, o menor deve ser considerado.
Canais para enviar a leitura em até três dias antes da data da próxima leitura
-Agência Virtual, localizada no site www.cemig.com.br;
- O aplicativo Cemig Atende, que você pode baixar no seu celular;
- Torpedo (SMS) para o número 29810.
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Especial: Tudo sobre o coronavírus
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra