Estão suspensos por tempo indeterminado os velórios nos cemitérios de Belo Horizonte. O motivo? Evidentemente, a pandemia do novo coronavírus, que já infectou ao menos 163 pessoas na capital mineira, conforme o último balanço da Secretaria de Estado de Saúde.
A medida compreende os cemitérios do Bonfim, da Consolação, da Paz e da Saudade, além da Capela Velório Barreiro, e vale a partir desta terça-feira (31).
Leia Mais
Coronavírus: cemitérios de BH restringem velórios. Cartórios fechamCapela do Necrotério passa por restauro e 'renasce' no Cemitério do BonfimSó 5 famílias aderiram à cremação gratuita para mortos por COVID em BetimUberaba antecipa abertura de novo cemitérioFunerária indeniza filhos de falecido em R$30 mil por vender túmulo onde pai estava sepultado
De acordo com a portaria, a realização de serviços administrativos – como retirada de documentos, atualização cadastral e transferência de titularidade dos jazigos – continua suspensa enquanto durar o período de emergência.
Apesar disso, não haverá prejuízos ou implicações administrativas ao concessionário do jazigo.
Todas essas medidas, de acordo com o Executivo municipal, seguem as orientações do Ministério da Saúde acerca do combate ao novo coronavírus.
Funcionários
Quando anunciou as primeiras medidas restritivas aos velórios, a prefeitura informou que ações preventivas também seriam adotadas para resguardar os funcionários dos cemitérios.
Portanto, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), que administra os cemitérios, optou por escalas de trabalho reduzidas, distância entre os servidores e a orientação para que pessoas não ocupem o mesmo espaço.
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Os funcionários que se enquadram nos grupos considerados de maior risco pelos órgãos de saúde estão em regime de sobreaviso ou teletrabalho, em suas respectivas residências, independentemente da natureza de suas atividades.
A fundação indicou que intensificou os serviços de higienização dos espaços de uso coletivo, como banheiros e refeitórios, e suspendeu a realização de reuniões entre equipes, ressalvadas aquelas estritamente necessárias.