O primeiro grupo de brasileiros que estava retido na África do Sul, em meio à pandemia de coronavírus, embarca de volta ao Brasil na madrugada desta quarta-feira, 1º de abril. O voo partirá de Johanesburgo às 4h55, com destino a Guarulhos, em São Paulo. A confirmação foi feita pela Embaixada do Brasil, em Pretória.
Leia Mais
Brasileiros se frustram com cancelamento de voo que os tiraria da África do SulBrasileiros que retornaram da África relatam traumas durante pandemiaGrupo de brasileiros retidos na África do Sul aguarda para retornar ao BrasilCoronavírus: drama de brasileiros na África do Sul continua, com pessoas retidas e famílias separadasO benefício foi concedido exclusivamente aos brasileiros que têm passagens da referida empresa e que estão em Johanesburgo. Por sua vez, os brasileiros que estão na Cidade do Cabo não tiveram a mesma sorte e terão de esperar por novas liberações de voos.
Nesta terça-feira, em pronunciamento, o embaixador brasileiro Nedilson Jorge informou que está em negociação para que um segundo voo seja liberado com destino ao Brasil.
Alívio
A brasileira Luciana Gaudio Martins Frontzek relatou ao Estado de Minas como foi o check-in em Johanesburgo. “Estou agora no check-in mais diferente que fiz na vida. O aeroporto abriu só para o nosso voo. O embaixador veio pessoalmente pedir desculpas por não terem podido fazer mais e desejar boa viagem. Foi o primeiro voo assim que conseguiram”.Ansiedade
O anúncio mexeu com os brasileiros que estão na Cidade do Cabo. Eles estavam esperançosos de voltar para casa nesta quarta-feira, juntamente com o grupo de Johanesburgo.
Ainda em espera na Cidade do Cabo, a advogada Marina Machado, de 27 anos, lamentou a falta de perspectiva de retorno ao Brasil. “Eu vi o vídeo do anúncio da embaixada, na expectativa de que fosse ser anunciada a data que iríamos embora também. No entanto, o que ouvimos é que não existe uma previsão. Isso só me deixa mais angustiada. Mas fico feliz pelos que conseguirão embarcar e estarão em casa”.
Marina está na companhia do noivo Israel Catizani, de 29 anos.