A BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fechou parcialmente o terminal 2 do aeroporto na manhã desta quarta-feira (1º). Agora, somente um dos três pontos de embarque e desembarque do local funciona normalmente, já que o terminal 3 está fechado desde a última quarta-feira.
As medidas, que valem por tempo indeterminado, foram tomadas devido ao esvaziamento do aeroporto, provocado pelo avanço do novo coronavírus em Minas Gerais e em todo Brasil. “A decisão foi tomada diante do atual cenário em que vivemos, com a redução de voos chegando e partindo daqui devido à pandemia do coronavírus”, diz nota da BH Airport.
Leia Mais
Imagens do EM nesta manhã e fala de dirigente da Ceasa desmentem vídeo postado pelo presidente Estudo da UFMG estima 2,5 milhões de infectados no pico do coronavírus em Minas GeraisGoverno confirma 3ª morte por coronavírus em Minas; outras 45 são investigadasFiat confirma importação da carga de EPIs contra coronavírus que chegou a ConfinsJoão Monlevade registra morte suspeita por coronavírusContra coronavírus, áreas cobertas do Mineirão podem virar hospital de campanhaCoronavírus: laboratórios mudam rotina após pandemiaVoos internacionais estão suspensos desde terça-feira da semana passada, enquanto os nacionais tiveram queda brusca. Segundo a concessionária, o número de voos por dia caiu de 300 para 50 no mês de março deste ano, o que representa uma queda de 83%. As várias aeronaves paradas estão no terminal de cargas.
Diversos estabelecimentos comerciais do aeroporto estão fechados, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o enfrentamento da pandemia – à exceção de farmácias e alguns pontos de alimentação. Informes sobre a prevenção da COVID-19 e álcool em gel estão à disposição de quem circula por lá.
Guichês de atendimento, desde a parte aérea até ônibus, funcionam com um número mínimo de pessoas (o sistema de teletrabalho foi adotado para aqueles serviços possíveis). A mesma dinâmica se observa nos transportes particulares, como motoristas de aplicativo e táxis.
COVID-19 em Minas
Segundo o mais recente boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado na manhã desta quarta-feira, três pessoas morreram por coronavírus no território. Outras 314 estão infectadas, enquanto 34.018 casos são investigados. Já em nível nacional, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o vírus infectou 5.717 pessoas e matou 201.