A BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fechou parcialmente o terminal 2 do aeroporto na manhã desta quarta-feira (1º). Agora, somente um dos três pontos de embarque e desembarque do local funciona normalmente, já que o terminal 3 está fechado desde a última quarta-feira.
As medidas, que valem por tempo indeterminado, foram tomadas devido ao esvaziamento do aeroporto, provocado pelo avanço do novo coronavírus em Minas Gerais e em todo Brasil. “A decisão foi tomada diante do atual cenário em que vivemos, com a redução de voos chegando e partindo daqui devido à pandemia do coronavírus”, diz nota da BH Airport.
Voos internacionais estão suspensos desde terça-feira da semana passada, enquanto os nacionais tiveram queda brusca. Segundo a concessionária, o número de voos por dia caiu de 300 para 50 no mês de março deste ano, o que representa uma queda de 83%. As várias aeronaves paradas estão no terminal de cargas.
Diversos estabelecimentos comerciais do aeroporto estão fechados, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o enfrentamento da pandemia – à exceção de farmácias e alguns pontos de alimentação. Informes sobre a prevenção da COVID-19 e álcool em gel estão à disposição de quem circula por lá.
Guichês de atendimento, desde a parte aérea até ônibus, funcionam com um número mínimo de pessoas (o sistema de teletrabalho foi adotado para aqueles serviços possíveis). A mesma dinâmica se observa nos transportes particulares, como motoristas de aplicativo e táxis.
COVID-19 em Minas
Segundo o mais recente boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado na manhã desta quarta-feira, três pessoas morreram por coronavírus no território. Outras 314 estão infectadas, enquanto 34.018 casos são investigados. Já em nível nacional, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o vírus infectou 5.717 pessoas e matou 201.