Em ação para ajudar no combate à pandemia de coronavírus, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) começou a produzir nesta semana protetores faciais para profissionais da saúde.
O item é utilizado individualmente, especialmente quando um profissional da saúde estiver potencialmente exposto a secreções corporais, sangue ou gotículas de pacientes. Ainda que o protetor cubra o rosto e as laterais da face, ele não funciona como substituto dos óculos de proteção, também essenciais.
O equipamento é composto por um suporte, confeccionado em impressora 3D, e por uma placa de acetato para proteger o rosto. De acordo com divulgação feita pela universidade, os primeiros protótipos já foram produzidos e testados por profissionais do Centro de Saúde e Laboratório Piloto de Análises Clínicas da UFOP (Lapac). Os produtos serão enviados também ao hospital de campanha que está sendo montado na cidade, à Santa Casa da Misericórdia e a outras instituições locais.
O suporte de máscara demora cerca de duas horas e meia para ser impresso. A equipe foi organizada em turnos para acelerar o processo. O coordenador do Laboratório de análise eExperimental e ximulação de sistemas (Laess), Paulo Henrique Vieira, conta que 100 peças já estão prontas para atender a uma demanda inicial de 80 equipamentos.
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Eduardo Murta
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Especial: Tudo sobre o coronavírus
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa