Jornal Estado de Minas

CORONAVÍRUS EM MINAS

Moradores e comércio de Brumadinho mostram resistência ao isolamento, diz prefeitura

Apesar das diversas orientações dadas à população durante o surto de coronavírus, os moradores e comerciantes de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, têm mostrado resistência em cumprir a determinação de isolamento. A informação foi divulgada pela prefeitura da cidade nesta quarta-feira, 1° de abril.



A prefeitura ressalta que diversas medidas foram tomadas para proteger a população contra a COVID-19. “Foram feitos decretos municipal e estadual, dinheiro público vem sendo gasto em carro e bicicleta de som, continuamente, para conscientizar a população, uma barreira sanitária foi instalada na entrada principal da cidade para controlar o fluxo de entrada da cidade, nos horários de pico, para verificar se as empresas de ônibus estão cumprindo com as determinações municipais e governamentais. Porém, infelizmente, os esforços parecem ser em vão”.

Moradores foram fotografados, nesta quarta, fazendo longas filas em bancos e casas lotéricas da cidade. "Comércios de produtos não essenciais continuam abertos normalmente”, denuncia a prefeitura de Brumadinho.

A cidade metropolitana continua sem casos confirmados da COVID-19, segundo último levantamento. Há 80 suspeitos em internação domiciliar, cinco suspeitos em hospitais e oito casos descartados da doença. No entanto, a ordem ainda é de isolamento.



O isolamento social é medida crucial no combate ao coronavírus, pois a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro. “O distanciamento só funciona se a maior parte da população levar a sério e cumprir as recomendações das autoridades de saúde”, alerta a prefeitura de Brumadinho.
 
 
 
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Os boatos sobre o coronavírus: fique por dentro do que é verdade e mentira
Tudo sobre o coronavírus - Covid-19: da origem à chegada ao Brasil
Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?