A partir desta quinta-feira (2), os laboratórios de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais passam a realizar exames para diagnóstico da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. O processo de testes na UFMG foi habilitado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) em medida de apoio ao governo estadual diante da pandemia.
Leia Mais
Coronavírus: MG dobra o número de mortes (6) e tem 5 mil casos suspeitos em 24h Pico de contaminação por coronavírus deve ocorrer no fim de abril em Minas, diz secretário Contra coronavírus, áreas cobertas do Mineirão podem virar hospital de campanhaCoronavírus: laboratórios mudam rotina após pandemiaLaboratório faz exames de COVID-19 com resultado em 24 horasEstudo do CDC recomenda uso de máscaras em supermercados e farmáciasFuned habilita 19 laboratórios em Minas para teste da COVID-19Unimontes pede autorização à Funed para fazer testes da COVID-19Com 364.822 habitantes, cidades da Região Central de MG têm só 52 respiradoresPrefeito contesta morte por COVID-19 em São Gonçalo do Rio PretoMunicípio terá de pagar R$ 100 mil e pensão a família de adolescente que morreu afogado Pesquisadores vão analisar amostras de esgoto de BH para detectar coronavírus“A nossa expectativa é a de que os nossos laboratórios executem de forma coordenada e com alto nível de qualidade os protocolos de testes exigidos por esses complexos diagnósticos. Nosso planejamento é inicialmente realizar o diagnóstico de 160 amostras por dia. Os insumos necessários nessa primeira etapa para a realização das análises são da própria UFMG e suficientes para o atendimento da demanda por 21 dias”, explicou o pró-reitor de pesquisa, Mário Montenegro Campos.
A segunda fase do projeto, também amparado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), prevê a entrada de mais quatro laboratórios da UFMG: o Aquacen (Escola de Veterinária), o Laboratório de RNA de Interferência (ICB), o Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (Linbio), da Faculdade de Farmácia, e o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), da Faculdade de Medicina.
“Estamos implementando esse processo gradativamente. Os laboratórios da universidade são estruturas de pesquisa e precisamos ajustar alguns procedimentos internos para que possamos garantir que sejam realizados com a qualidade e eficiência que esses complexos testes requerem. A comunidade acadêmica e as nossas instalações estão aptas a contribuir neste momento tão crítico e delicado, que demanda de todos nós esforço para enfrentamento dessa pandemia”, complementou o pró-reitor.
A UFMG estima que todos os laboratórios estarão em atividade conjunta até o dia 1º de maio. Com a ‘força-tarefa’ completa, a universidade projeta 1.600 testes do coronavírus por dia.
O Laboratório de Vírus da UFMG também receberá demandas do público em geral para exames de coronavírus, com valores abaixo do mercado. Os resultados ficam prontos em até um dia após a coleta do material.
Público geral
O Laboratório de Vírus da UFMG também receberá demandas do público em geral para exames de coronavírus, com valores abaixo do mercado. Os resultados ficam prontos em até um dia após a coleta do material.
Coronavírus em Minas Gerais
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quinta, Minas Gerais registra seis óbitos por COVID-19 - três nas últimas 24 horas. Outras 53 mortes são investigadas. O estado tem 370 casos confirmados, além de 39.084 diagnósticos suspeitos.