O prefeito de São João Gonçalo do Rio Preto, João Dumont (PSDB), contestou os dados da Secretaria de Estado da Sáude (SES) sobre a ocorrência de uma morte no município devido à COVID-19. O prefeito afirma que houve um erro e que "o estado já vai divulgar (corrigir)".
O prefeito disse ao Estado de Minas que ligou para a SES e que a pasta comunicou que houve equívoco ao colocar um óbito de paciente da cidade com morte causada pela COVID-19. "Foi um erro e a Secretaria (Estadual de Saúde) vai publicar uma errata, corrigindo a informação", alegou Dumont, assegurando que não houve morte de paciente de São Gonçalo do Rio Preto provocada por coronavÍrus.
Leia Mais
Laboratórios da UFMG iniciam exames para diagnóstico de coronavírus; público pode fazer testeCoronavírus: MG dobra o número de mortes (6) e tem 5 mil casos suspeitos em 24h Fábricas de lingerie agora fazem máscaras contra o coronavírusIdosa de 84 anos se recupera do coronavírus em casa no Sul de MinasMinas prevê consertar cerca de mil respiradores para guerra ao coronavírusCom coronavírus, brasileiros temem colapso na saúde e desempregoCoronavírus: Boletim confirma primeira morte em Juiz de Fora
Por outro lado, passou a circular em grupos de WhatsApp em São Gonçalo do Rio Preto que pode ter ocorrido um erro de divulgação por parte da SES. No dia 24 de março, um homem de 33 anos, morador de São Gonçalo do Rio Preto, morreu na Santa Casa de Diamantina (distante 76 quilômetros de São Gonçalo), apresentando problemas respiratórios. O caso foi considerado suspeito para o coronavírus. O homem teria outros problema de saúde, entre eles, tuberculose.
Foi recolhido material e encaminhado exame laboratorial na Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte, como caso suspeito de coronavirus. Entretanto, nesta quinta-feira (2), após a divulgação do caso pela Secretaria de Estado de Saúde, passou a circular informação em São Gonçalo do Rio Preto de que o teste do paciente teria dado negativo para a COVID-19.
A Secretaria de Estado de Saúde foi procurada novamente pela reportagem, mas ainda não se manifestou sobre os questionamentos da Secretaria Municipal de Saúde e do prefeito de São Gonçalo.