A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou, na tarde desta quinta-feira, que não há mortes por coronavírus nas cidades de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Juiz de Fora (Zona da Mata) e São Gonçalo do Rio Preto (Vale do Jequitinhonha). Horas atrás, a pasta havia divulgado, no boletim informativo diário sobre a doença, que o número de óbitos em Minas Gerais havia saltado de três para seis nas últimas 24 horas. Com a confirmação, também nesta quinta-feira, de uma morte em Belo Horizonte, quatro são os óbitos totais. Há, ainda, 370 casos confirmados, 39.084 suspeições e 55 mortes em investigação.
Leia Mais
Polícia intima homem que gravou vídeo fake sobre desabastecimento na CeasaCom 364.822 habitantes, cidades da Região Central de MG têm só 52 respiradoresKalil vai barrar ônibus de Lagoa Santa a partir de segunda por quebra de quarentenaIdosa de 84 anos se recupera do coronavírus em casa no Sul de MinasCOVID-19: Minas atinge menores índices de ocupação de leitos desde o pico, em julhoUberlândia confirma duas mortes por COVID-19; óbitos da doença aumentam para seis em MinasPolícia divulga imagens de circuito interno do momento da gravação de vídeo fake na CeasaPrimeira morte de COVID-19 no Brasil foi em Minas Gerais, informa Ministério da SaúdeMúsico leva esperança aos vizinhos no Luxemburgo, em BHSaúde: isolamento é fundamental para conter casos da COVID-19 e desafogar hospitaisCoronavírus: um dia após fechamento, hospital em Contagem voltará a funcionar“O erro se deu em razão de estes 03 pacientes terem exames positivos para outras doenças no sistema de informação de exames laboratoriais da Funed, o que não foi percebido no momento da captação dos dados”, explicou, em nota a pasta.
Mortes por coronavírus em Minas
A primeira paciente a morrer pela doença em Minas foi uma mulher de 82 anos, no último domingo (29), após passar pela UTI do Biocor Instituto, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os registros da SES apontam que ela também sofria de doença cardiovascular e diabetes mellitus, além de pneumonia crônica.Os dois outros pacientes vitimados pela COVID-19 eram idosos com histórico de doenças crônicas e moravam em Belo Horizonte. Um deles morreu na segunda-feira (30). Consta nos informes epidemiológicos do estado que o homem de 66 anos apresentava problemas do coração e diabetes mellitus. A terceira vítima tinha 44 anos. A morte foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde de Mariana.
A secretaria ainda não forneceu detalhes sobre a quarta morte.
São Gonçalo do Rio Preto
Em entrevista ao Estado de Minas, o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, João Dumont (PSDB), disse ter contestado a secretaria sobre o registro referente ao município. O mandatário do município, de apenas 3 mil habitantes, ligou para a Secretaria de Estado de Saúde ainda pela manhã, obtendo a informação de que havia ocorrido um equívoco.Logo em seguida, para tranquilizar os moradores aflitos, o prefeito gravou um áudio, que circulou em grupos de WhatsApp na cidade, informando que houve um erro e que SES publicaria uma 'errata", esclarecendo o engano.
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Especial: Tudo sobre o coronavírus
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra