Com intenção de agilizar os resultados de testes para novo coronavírus, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) propôs à Fundação Ezequiel Dias (Funed) que o Laboratório de Pesquisa em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) possa realizar exames, em caráter emergencial, para detectar a COVID-19. A proposta está sendo analisada e a resposta da fundação será anunciada nos próximos dias.
Leia Mais
Laboratórios da UFMG iniciam exames para diagnóstico de coronavírus; público pode fazer testeDemora para resultado de testes eleva pressão na Região Metropolitana de BHIdosa de 84 anos se recupera do coronavírus em casa no Sul de MinasCapacidade de fazer exames dobra, mas não chega a 1.800 ao diaFuned habilita 19 laboratórios em Minas para teste da COVID-19Diante disso, a Unimontes informou, que caso sua solicitação seja viabilizada, os resultados dos testes poderão sair em até 12 horas para casos suspeitos da doença na Região Norte de Minas.
A Unimontes informou que o laboratório da HUCF deverá receber equipamentos e insumos necessários para a realização desses exames. A equipe, composta por professores e bolsistas de iniciação científica, deverá passar por um processo de capacitação por meio de videoconferência para se adequar aos métodos de trabalho da Funed.
A iniciativa do pedido foi da Frente Universitária contra a COVID-19, formada por professores e pesquisadores voluntários, além de especialistas ligados aos programas de pós-graduação em ciências da saúde e biotecnologia.
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Eduardo Murta
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Especial: Tudo sobre o coronavírus
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra